Sucessor de Cameron; Reunião da Otan…
Segunda-feira 4 – O presidente argentino Mauricio Macri viaja à Europa para encontro com membros da União Europeia e com o presidente do bloco, Donald Tusk. Macri também irá a Berlim, onde se encontrará com a chanceler alemã Angela Merkel e com presidentes de grandes empresas alemãs, como Mercedes Benz, Volkswagen e Siemens. A viagem […]
Da Redação
Publicado em 4 de julho de 2016 às 07h09.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h03.
Segunda-feira 4
– O presidente argentino Mauricio Macri viaja à Europa para encontro com membros da União Europeia e com o presidente do bloco, Donald Tusk. Macri também irá a Berlim, onde se encontrará com a chanceler alemã Angela Merkel e com presidentes de grandes empresas alemãs, como Mercedes Benz, Volkswagen e Siemens. A viagem havia sido combinada em abril, quando Merkel e Macri estiveram em Nova York para a assinatura do Acordo de Paris.
Terça-feira 5
– Membros do partido conservador começam a votar para eleger o sucessor de David Cameron como líder do partido e primeiro ministro britânico. Os menos votados serão eliminados deste primeiro pleito e uma segunda rodada está marcada para 7 de julho. Desde que o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou na semana passada que não irá se candidatar, os favoritos passaram a ser a secretária de Estado Theresa May, contrária ao Brexit, e o ministro da Justiça, Michael Gove, um dos líderes do movimento pela saída.
– O Banco da Inglaterra divulga o Relatório de Estabilidade Financeira, que tem periodicidade semestral. Em virtude do Brexit, a estabilidade no país virou uma obsessão para os britânicos e deve ser tema recorrente na coletiva de imprensa do presidente do banco, Mark Carney.
– A agência de investimentos Allen & Co. realiza uma conferência na cidade de Sun Valley, Idaho, com diversos executivos do alto escalão de empresas de tecnologia e de comunicações dos Estados Unidos. Conhecido como “acampamento de verão dos magnatas”, o evento recebe Tim Cook, presidente da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, e Bob Iger, da Disney.
– O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entra em campanha pela primeira vez pela candidata democrata à presidência, Hillary Clinton. Embora as pesquisas mais recentes mostrem Clinton à frente do concorrente republicano, Donald Trump, sua popularidade ainda é baixa e o apoio de Obama pode ajudá-la.
Quarta-feira, 6
– Dia do inquérito que julga a participação do Reino Unido na invasão do Iraque, em 2003. O ex-primeiro ministro do Partido dos Trabalhadores, Tony Blair, está sob forte pressão de membros do seu próprio partido, que tentam impedí-lo de assumir qualquer cargo público novamente. À época da invasão, Blair decidiu por participar da ação militar sob a alegação de que Sadam Hussein tinha armas de destruição em massa que poderiam ser usadas no curto prazo. As armas, como se sabe, nunca foram encontradas.
Quinta-feira 7
– Investidores estarão de olho na divulgação das reservas de moeda estrangeira da China. Diante do Brexit e do iminente aumento das taxas de juros dos Estados Unidos, há um temor de que os investidores retirem dinheiro do país. Se o Banco Popular da China mostrar reservas pequenas para cobrir as evasões, o fato pode aumentar as preocupações em torno da segunda maior economia do mundo.
– A Pepsico e a Samsung divulgam seus faturamentos do segundo semestre. Enquanto que a Samsung vê as vendas aumentarem, principalmente em mercados emergentes, a Pepsico lida com a baixa histórica no consumo de refrigerantes.
Sexta-feira 8
– Líderes nacionais da Otan (Organização do Tratato do Atlântico Norte) se reúnem em Varsóvia, na Polônia. A reunião tem como foco fortalecer os laços e a presença dos países do leste europeu na aliança. A decisão dos cidadãos do Reino Unido de deixar a União Europeia também vai ser debatida pelo grupo. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, e a chanceler alemã, Angela Merkel, são alguns dos líderes confirmados no evento.
Sábado 9
– Após o encontro da Otan, os líderes norte-americanos Barack Obama e Justin Trudeau viajam para destinos diferentes na Europa. Obama irá para a Espanha, onde se encontra com o Rei Felipe VI, com quem deve discutir cooperação econômica e o relacionamento entre os dois países. A Espanha ainda está sem primeiro ministro, diante da dissolução do parlamento em maio. Já Trudeau viaja para a Ucrânia, onde tem uma agenda focada no aprofundamento das relações comerciais do país com o Canadá.