Mundo

Sucessor de Cameron; Reunião da Otan…

Segunda-feira 4 – O presidente argentino Mauricio Macri viaja à Europa para encontro com membros da União Europeia e com o presidente do bloco, Donald Tusk. Macri também irá a Berlim, onde se encontrará com a chanceler alemã Angela Merkel e com presidentes de grandes empresas alemãs, como Mercedes Benz, Volkswagen e Siemens. A viagem […]

MAURICIO MACRI: o presidente argentino tem encontro com líderes da Europa e da Alemanha esta semana / Enrique Marcarian/Reuters (Enrique Marcarian/Reuters)

MAURICIO MACRI: o presidente argentino tem encontro com líderes da Europa e da Alemanha esta semana / Enrique Marcarian/Reuters (Enrique Marcarian/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 07h09.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h03.

Segunda-feira 4

– O presidente argentino Mauricio Macri viaja à Europa para encontro com membros da União Europeia e com o presidente do bloco, Donald Tusk. Macri também irá a Berlim, onde se encontrará com a chanceler alemã Angela Merkel e com presidentes de grandes empresas alemãs, como Mercedes Benz, Volkswagen e Siemens. A viagem havia sido combinada em abril, quando Merkel e Macri estiveram em Nova York para a assinatura do Acordo de Paris.

Terça-feira 5

– Membros do partido conservador começam a votar para eleger o sucessor de David Cameron como líder do partido e primeiro ministro britânico. Os menos votados serão eliminados deste primeiro pleito e uma segunda rodada está marcada para 7 de julho. Desde que o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, anunciou na semana passada que não irá se candidatar, os favoritos passaram a ser a secretária de Estado Theresa May, contrária ao Brexit, e o ministro da Justiça, Michael Gove, um dos líderes do movimento pela saída.

– O Banco da Inglaterra divulga o Relatório de Estabilidade Financeira, que tem periodicidade semestral. Em virtude do Brexit, a estabilidade no país virou uma obsessão para os britânicos e deve ser tema recorrente na coletiva de imprensa do presidente do banco, Mark Carney.

– A agência de investimentos Allen & Co. realiza uma conferência na cidade de Sun Valley, Idaho, com diversos executivos do alto escalão de empresas de tecnologia e de comunicações dos Estados Unidos. Conhecido como “acampamento de verão dos magnatas”, o evento recebe Tim Cook, presidente da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, e Bob Iger, da Disney.

– O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entra em campanha pela primeira vez pela candidata democrata à presidência, Hillary Clinton. Embora as pesquisas mais recentes mostrem Clinton à frente do concorrente republicano, Donald Trump, sua popularidade ainda é baixa e o apoio de Obama pode ajudá-la.

Quarta-feira, 6

– Dia do inquérito que julga a participação do Reino Unido na invasão do Iraque, em 2003. O ex-primeiro ministro do Partido dos Trabalhadores, Tony Blair, está sob forte pressão de membros do seu próprio partido, que tentam impedí-lo de assumir qualquer cargo público novamente. À época da invasão, Blair decidiu por participar da ação militar sob a alegação de que Sadam Hussein tinha armas de destruição em massa que poderiam ser usadas no curto prazo. As armas, como se sabe, nunca foram encontradas.

Quinta-feira 7

– Investidores estarão de olho na divulgação das reservas de moeda estrangeira da China. Diante do Brexit e do iminente aumento das taxas de juros dos Estados Unidos, há um temor de que os investidores retirem dinheiro do país. Se o Banco Popular da China mostrar reservas pequenas para cobrir as evasões, o fato pode aumentar as preocupações em torno da segunda maior economia do mundo.

– A Pepsico e a Samsung divulgam seus faturamentos do segundo semestre. Enquanto que a Samsung vê as vendas aumentarem, principalmente em mercados emergentes, a Pepsico lida com a baixa histórica no consumo de refrigerantes.

Sexta-feira 8

– Líderes nacionais da Otan (Organização do Tratato do Atlântico Norte) se reúnem em Varsóvia, na Polônia. A reunião tem como foco fortalecer os laços e a presença dos países do leste europeu na aliança. A decisão dos cidadãos do Reino Unido de deixar a União Europeia também vai ser debatida pelo grupo. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, e a chanceler alemã, Angela Merkel, são alguns dos líderes confirmados no evento.

Sábado 9

– Após o encontro da Otan, os líderes norte-americanos Barack Obama e Justin Trudeau viajam para destinos diferentes na Europa. Obama irá para a Espanha, onde se encontra com o Rei Felipe VI, com quem deve discutir cooperação econômica e o relacionamento entre os dois países. A Espanha ainda está sem primeiro ministro, diante da dissolução do parlamento em maio. Já Trudeau viaja para a Ucrânia, onde tem uma agenda focada no aprofundamento das relações comerciais do país com o Canadá.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

The Messi Experience World Tour” chega a São Paulo em 2025

Com chancela da IMSA, Poker se estabelece como esporte da mente e coroa trajetória de luta da WPF

Para este economista, políticas de Trump podem causar recessão aos EUA já em 2025

Não faz sentido negociar novos compromissos sem acelerar Acordo de Paris, diz Lula no G20