SpaceX; BMW; Paraísos fiscais…
SPACEX INCANSÁVEL A empresa de transporte espacial SpaceX finalmente conseguiu aterrizar um foguete em alto mar, num barco batizado de “É claro que eu ainda te amo”, após quatro tentativas mal-sucedidas. A conquista é inédita e os foguetes reutilizáveis são um passo fundamental para baratear os custos de cruzar a órbita. Em dezembro, a empresa de […]
Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2016 às 18h39.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h36.
SPACEX INCANSÁVEL
A empresa de transporte espacial SpaceX finalmente conseguiu aterrizar um foguete em alto mar, num barco batizado de “É claro que eu ainda te amo”, após quatro tentativas mal-sucedidas. A conquista é inédita e os foguetes reutilizáveis são um passo fundamental para baratear os custos de cruzar a órbita. Em dezembro, a empresa de Elon Musk já havia conseguido realizar um pouso de sucesso em terra, porém, a plataforma flutuante é mais interessante, porque oferece uma margem maior de erro, uma vez que o projétil que retorna do espaço viaja a cerca de 8.000 km/h.
BMW COMPARTILHADA
Nesta sexta-feira, a BMW lançou um serviço de compartilhamento de carros em Seattle, nos Estados Unidos, antes de expandir o serviço para outras cidades americanas. Os usuários vão pilotar os modelos 370 e os mini-veículos. A consultoria Rolang Bergeravalia que esse mercado deve crescer 30% ao ano e gerar uma receita de até 6 bilhões de dólares até 2020.
PARAÍSO DA ARTE
Novas publicações da investigação Panamá Papers revelaram operações ilegais no mercado da arte, relacionados a obras desaparecidas de artistas como Van Gogh, Picasso e Rembrandt. Descobrir o paradeiro da obra “Homem sentado com um pau”, de Modigliani, está mais fácil. A pintura, avaliada em 25 milhões de dólares, sumiu há décadas, desde quando os nazistas a confiscaram de seu proprietário judeu. O herdeiro legítimo da obra suspeitava há tempos que o quadro estava em mãos da família Nahmad, uma das mais poderosas no mundo da arte. A família sempre negou as acusações, porém, documentos vazados mostram que eles controlam a empresa offshore Centro Internacional da Arte, que teria posse da pintura.
FORA, BOLLYWOOD
Cineastas e distribuidores de filmes paquistaneses movem uma ação na justiça para tentar banir os filmes indianos de Bollywood de serem exibidos no país, alegando que são uma ameaça à produção cinematográfica local. No Paquistão, os estúdios e cinemas são controlados pelas mesmas empresas, que usam a renda das bilheterias para financiar novos filmes. De fato, a indústria do Bollywood é uma máquina, vendendo cerca de 4 bilhões de ingressos por ano, duas vezes mais do que Hollywood.
PAPA NA VANGUARDA
Em discurso, nesta sexta-feira, o Papa Francisco anunciou o lançamento de um documento de 256 páginas sobre família. “The Joy of Love” orienta os padres a receber pais e mães solteiros, homossexuais e casais que vivem juntos mesmo sem estarem casados. A orientação é clara: as igrejas devem tratar as famílias com empatia e confortá-las, em vez de impor rígidas regras e códigos de conduta. Porém, o Papa fechou as portas ao casamento gay, afirmando que não têm o mesmo valor que o casamento heterossexual.