Só faltam 2 cardeais para começar o conclave, diz Vaticano

Os 113 cardeais eleitores - que são em 115 no total - assistiram hoje à quarta congregação preparatória do conclave

Cidade do Vaticano - Apenas dois cardeais eleitores ainda não chegaram em Roma para dar início ao conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI, informou nesta quarta-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Os 113 cardeais eleitores - que são em 115 no total - assistiram hoje à quarta congregação preparatória do conclave. Mas, nas próximas horas, está prevista a chegada dos outros dois que ainda faltam: o purpurado de Varsóvia, Kazimierz Nycz, e o vietnamita Jean-Baptiste Pham Minh Mân.

O Colégio Cardinalício é composto por 207 membros, dos quais 117 são eleitores, ou seja, podem entrar na capela Sistina para escolher o novo papa. Os demais, que já superaram os 80 anos, não podem participar do conclave, mas, segundo as normas da Igreja, podem ser escolhidos papa.

Desses 117 cardeais eleitores, dois renunciaram suas participações no conclave e, por isso, o número total foi firmado em 115. Trata-se do indonésio Julius Darmaatmadja, por doença, e do britânico Keith O'Brien, ex-arcebispo de Edimburgo acusado de 'comportamento inadequado' em direção a outros religiosos na década de 80.

Apesar de estar mencionado na carta de convocação ao conclave que o mesmo só seria iniciado na presença todos os purpurados eleitores, Lombardi afirmou ontem que não é necessário que estejam todos presentes. No entanto, segundo o porta-voz do Vaticano, eles precisam estar em Roma na data que for decidido.

Por enquanto, a data do início do conclave ainda não foi definida. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.