Serra quer construir 400 quilômetros de linhas de metrô
De acordo com ele, o programa custaria cerca de R$ 40 bilhões. Os recursos para financiá-lo sairiam dos governos federal, estaduais e municipais
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2010 às 11h07.
São Paulo O candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), anunciou hoje (12) que pretende estabelecer um plano para construir 400 quilômetros de linhas de metrô em grandes cidades de todo o país.
De acordo com ele, o programa custaria cerca de R$ 40 bilhões. Os recursos para financiá-lo sairiam dos governos federal, estaduais e municipais, além da iniciativa privada e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Entre as prioridades para a construção das linhas de metrô, segundo a proposta de Serra, estão Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador. O governo federal tem que fazer um plano para todas as cidades acima de 500 mil habitantes. É muito mais barato fazer metrô e desapropriação quando a cidade é menor do que quando é uma megametrópole.
Serra falou na Estação Grajaú da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona sul da capital. Durante o trajeto entre as estações Vila Olímpia e Grajaú, ele conversou com eleitores que cobraram melhorias nos sistema de transportes e saúde.
Leia mais sobre José Serra
Siga as últimas notícias de Eleições 2010 no Twitter