Senado dos EUA confirma Mark Esper como novo secretário de Defesa

Com a nomeação do ex-executivo, terminou o período mais longo na história do Pentágono sem um líder aprovado pelo Congresso

Washington — O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira (23) Mark Esper, ex-executivo da Raytheon Co., como secretário de Defesa. Com isso, terminou o período mais longo na história do Pentágono sem um líder aprovado pelo Congresso nessa área.

Esper foi confirmado por 90 votos a 8. Ele assume no lugar de Jim Mattis, que pediu demissão em dezembro por desavenças com o governo do presidente Donald Trump sobre a política americana para a Síria, bem como por decisões pessoais e outras questões. Como Mattis, Esper, de 55 anos, é um veterano militar. Ele foi colega de classe na Academia West Point do secretário de Estado, Mike Pompeo, e atuou no Exército e na Guarda Nacional.

Esper fez, porém, a carreira como lobista da gigante da defesa Raytheon e como conselheiro político em vários níveis no Congresso e no Pentágono.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.