Mundo

Senado dos EUA aprova orçamento proposto por republicanos

Placar de 52 a 46 sobre a resolução orçamentária não obrigatória coloca o Congresso no caminho de finalizar seu primeiro orçamento completo em seis anos


	Bandeiras dos Estados Unidos: dois senadores republicanos que estão concorrendo ou pensando em concorrer para presidente votaram contra o plano de seu partido
 (thinkstock)

Bandeiras dos Estados Unidos: dois senadores republicanos que estão concorrendo ou pensando em concorrer para presidente votaram contra o plano de seu partido (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2015 às 08h28.

Washington - O Senado dos Estados Unidos aprovou um plano orçamentário de autoria republicana na sexta-feira que busca 5,1 trilhões de dólares em cortes de gastos domésticos ao longo de 10 anos, ao mesmo tempo em que impulsiona o financiamento militar.

O placar de 52 a 46 sobre a resolução orçamentária não obrigatória coloca o Congresso no caminho de finalizar seu primeiro orçamento completo em seis anos. Isso aconteceu ao final de uma sessão de 18 horas que acabou com a aprovação de dezenas de emendas que foram de sanções ao Irã a emissões de carbono e política de imigração.

Dois senadores republicanos que estão concorrendo ou pensando em concorrer para presidente, Ted Cruz e Rand Paul, votaram contra o plano orçamentário de seu partido, que é parecido com o que foi aprovado pela Câmara na quarta-feira.

Além de buscar eliminar déficits dentro de 10 anos, ambos os documentos buscam facilitar a trajetória para uma rejeição ou substituição da lei de reforma do setor de saúde do presidente Barack Obama.

Mas diferenças entre os dois documentos ainda precisam ser trabalhadas e um orçamento combinado aprovado no próximo mês por ambas as Casas.

Se isso for feito, vai permitir aos republicanos recorrerem a regras parlamentares para revogar o "Obamacare" com uma simples maioria no Senado, em lugar da necessidade de uma maioria de 60 votos, muito difícil de ser alcançada.

Acompanhe tudo sobre:CongressoEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame