Mundo

Senado do Chile classifica sentença de Haia de arbitrária

Senado chileno classificou de arbitrária a resolução da Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia, que modificou a fronteira marítima entre Chile e Peru

Juízes da Corte Internacional de Haia que deram razão ao Peru na disputa marítima como o Chile: "determinação da Corte é arbitrária", afirma o projeto (Bas Czerwinski/AFP)

Juízes da Corte Internacional de Haia que deram razão ao Peru na disputa marítima como o Chile: "determinação da Corte é arbitrária", afirma o projeto (Bas Czerwinski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 09h28.

Santiago - O Senado chileno classificou nesta terça-feira de "arbitrária" a resolução da Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia, que modificou a fronteira marítima entre Chile e Peru, ao aprovar um acordo sobre sua posição após a sentença.

"Essa determinação da Corte é arbitrária e carece de qualquer fundamento jurídico", afirma o projeto, aprovado por 25 votos a favor e um contra, ao término de uma sessão especial dedicada a analisar os alcances da sentença.

Os senadores também lamentaram "profundamente" que a CIJ tenha modificado o limite marítimo.

Em sua sentença, o tribunal reconheceu a existência de uma fronteira marítima que segue o paralelo - como reivindicava o Chile -, mas fixou sua extensão apenas até as 80 milhas. A partir desse ponto, traçou uma linha equidistante até as 200 milhas, acolhendo a demanda peruana.

A sentença determinou a perda para o Chile de direitos econômicos sobre uma área de até 22 mil quilômetros quadrados.

O chanceler chileno, Alfredo Moreno, e o agente especial para a Corte de Haia, Alberto van Klaveren, assistiram à sessão especial do Congresso.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChilePeru

Mais de Mundo

Extração de urânio do mar marca nova fase no uso dos recursos oceânicos da China

China inicia construção do maior navio de transporte de gás natural do mundo

O que a China está criando além dos carros elétricos

EUA lançam ataques contra o Irã após helicóptero americano ser abatido; Teerã reage