Mundo

Semana Santa na América Central tem mais de 270 mortos

Informações são das polícias da Guatemala, Honduras, Costa Rica, El Salvador e Panamá, entre outros países

Por enquanto o número de homicídios, que aumentou até a sexta-feira para 68, não foi atualizado (Wikimedia Commons)

Por enquanto o número de homicídios, que aumentou até a sexta-feira para 68, não foi atualizado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2011 às 06h37.

Panamá - Mais de 270 pessoas morreram durante o feriado de Semana Santa na América Central, informaram neste domingo fontes da Polícia e organismos de resgate da região.

Na Guatemala, pelo menos 70 pessoas morreram, a maioria delas em casos de violência, segundo relatórios preliminares divulgados pelas autoridades de proteção civil.

Um total de 45 pessoas morreram assassinadas a tiros em diferentes pontos do país, e mais de 30 ficaram feridas, de acordo com as fontes. Já acidentes de trânsito deixaram 14 mortos e 100 feridos. Outras 5 pessoas afogadas, 3 apedrejados e 3 asfixiados se somam às vítimas mortais durante a Semana Santa na Guatemala.

Fontes dos Bombeiros na Nicarágua informaram hoje que pelo menos 43 pessoas morreram durante o feriadão, 20 delas afogadas em diferentes balneários e praias do país.

Dois trabalhadores de empresas transmissoras e distribuidoras de energia elétrica da Nicarágua morreram neste domingo eletrocutados, enquanto tentavam restabelecer o serviço de luz, informou uma fonte oficial.

O porta-voz da Polícia Nacional, comissário maior Fernando Borge, informou que desde o feriado de Domingo de Ramos até hoje ocorreram 268 acidentes, dos quais 200 deixaram danos materiais, 68 feridos e nove vítimas fatais. Doze homicídios foram registrados durante as festividades.

Na Costa Rica, 34 pessoas morreram e 51 ficaram feridas desde domingo passado, de acordo com um Diário Oficial da Cruz Vermelha. Das 34 mortes, 24 foram vítimas de acidentes e sete pessoas morreram por agressões, inclusive uma mulher assassinada por seu marido, que depois se suicidou. Os outros três casos faleceram por causas não divulgadas.

A Defesa Civil de El Salvador informou a morte de 33 pessoas em acidentes de estradas, por afogamento e intoxicação. Dezessete pessoas perderam a vida em acidentes, 12 devido a asfixia por imersão e as outras por intoxicação e outras causas, indicou um boletim do Sistema de Defesa Civil, que não contabiliza as mortes violentas.

Por enquanto o número de homicídios, que aumentou até a sexta-feira para 68, não foi atualizado. O número de feridos por acidentes subiu para 336.

Em Honduras, pelo menos 25 pessoas morreram e outras 29 tiveram ferimentos, informou o ministro de Segurança, Óscar Álvarez. O alto funcionário disse em entrevista coletiva que 14 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 11 por afogamento.

No Panamá foram registrados nestes dias quatro mortos e vários feridos em diferentes acidentes de estradas, informaram fontes oficiais. No entanto, as autoridades de Polícia e de proteção civil disseram à imprensa que estas ocorrências não entram nas estatísticas da Semana Santa, já que aconteceram em lugares que estão fora da área de cobertura de seus operacionais.

As autoridades centro-americanas se preparam neste domingo para prestar segurança às milhares de pessoas que aproveitaram o feriadão para viajar e que estão retornando às capitais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCidadesCosta RicaGuatemalaNicarágua

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame