São Francisco proíbe fumar cigarro em apartamentos — mas maconha pode
Nova restrição busca evitar o fumo passivo e prevê multa de mil dólares; por ser permitida apenas dentro de casa, a maconha ficou de fora da proibição
Fabiane Stefano
Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 16h48.
Última atualização em 4 de dezembro de 2020 às 17h32.
Os fumantes de São Francisco devem começar o ano de 2021 lidando com uma nova restrição: o fumo de tabaco no interior de apartamentos será proibido na cidade. Aprovada por 10 votos a 1 noconselho de supervisores da cidade, a medida busca proteger os não fumantes do chamado fumo passivo, quando involuntariamente se inala a fumaça do cigarro de outra pessoa.
- Que tal viajar mais no mundo pós-pandemia? Conheça o curso de liberdade financeira da EXAME Academy.
O fumo de maconha, entretanto, continua liberado. Isso porque ativistas cannábicos argumentaram que o interior de residências, sejam elas casas ou apartamentos, é o único local onde o uso recreativo da erva é permitido — isso desde 2018. O estado da Califórnia tem hoje o maior mercado legal de maconha do mundo.
A regra vale para unidades em edifícios com três ou mais apartamentos, e inclui também as áreas comuns dos prédios, onde o fumo já é proibido. Para passar a valer, a proibição ainda deve ser aprovada em um segundo turno de votações no mesmo conselho e, em seguida, ser sancionada pela prefeita, London Breed. Trinta dias após todo esse trâmite, a regra entra em vigor. Quem não obedecer pode receber uma multa de 1.000 dólares (cerca de 5.000 reais).