Mundo

Santos fecha serviço secreto colombiano por 'grampos'

O Departamento Administrativo de Segurança praticava escutas ilegais contra juízes e membros da oposição

Escândalos na última década no DAS motivaram a decisão de Santos: "o país conhece muito bem as razões pelas quais decidi dar esse passo, um passo muito importante" (Eitan Abramovich/AFP)

Escândalos na última década no DAS motivaram a decisão de Santos: "o país conhece muito bem as razões pelas quais decidi dar esse passo, um passo muito importante" (Eitan Abramovich/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2011 às 08h41.

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, encerrou nesta segunda-feira as atividades do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), o serviço secreto colombiano, por praticar escutas ilegais contra juízes e membros da oposição.

"Hoje faz 58 anos de fundação do DAS e vamos fechá-lo. Acabo de firmar o decreto de liquidação. O país conhece muito bem as razões pelas quais decidi dar esse passo, um passo muito importante", disse Santos na sede presidencial.

O DAS, vinculado diretamente à presidência, foi envolvido desde o início dos anos 2000 em vários escândalos, incluindo infiltração das milícias paramilitares e escutas ilegais contra juízes da Suprema Corte, políticos e jornalistas críticos do então presidente Álvaro Uribe (2002-2010).

Santos explicou que as missões realizadas pelo DAS referentes ao controle migratório, proteção de pessoal, registro de antecedentes criminais e de polícia judicial foram entregues a outras entidades.

"As funções do DAS serão entregues a entidades como a Chancelaria, ministério do Interior, Polícia e Promotoria", que absorverão a maioria dos 5 mil funcionários do Departamento.

A Suprema Corte de Justiça condenou em setembro passado a 25 anos de prisão Jorge Noguera, diretor do DAS entre 2002 e 2005, durante a presidência de Uribe, por homicídio e cumplicidade com as milícias paramilitares.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaEscuta ilegalGestão pública

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA