Mundo

Rússia não quer resolução humanitária sobre a Síria na ONU

O embaixador russo na ONU afirmou que Moscou é contrária a que o Conselho de Segurança da ONU adote uma resolução sobre a Síria

Bandeira síria em hotel: "acreditamos que não é um bom momento para nenhuma resolução no Conselho de Segurança", disse embaixador russo (Louai Beshara/AFP)

Bandeira síria em hotel: "acreditamos que não é um bom momento para nenhuma resolução no Conselho de Segurança", disse embaixador russo (Louai Beshara/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 07h58.

Nova York - O embaixador russo na ONU afirmou na quarta-feira que Moscou é contrária a que o Conselho de Segurança da ONU adote uma resolução que peça mais acesso humanitário na Síria para os que precisam com urgência de alimentos e medicamentos.

"É muito cedo", disse o embaixador russo Vitaly Churkin.

Desde que as negociações foram interrompidas entre a Síria e as potências mundiais na sexta-feira passada sem resultados concretos, países ocidentais e alguns árabes que apoiam a oposição síria redigiram o texto da resolução que esperam levar à votação esta semana no Conselho, segundo diplomatas.

"Acreditamos que não é um bom momento para nenhuma resolução no Conselho de Segurança. Minha preocupação é que se existir uma resolução, será um esforço para politizar a situação", disse Churkin.

Ele pediu uma "aproximação pragmática" de Damasco, um aliado de Moscou.

Churkin não revelou se a Rússia usaria o poder de veto para evitar a aprovação da resolução humanitária sobre a Síria, com fez em três oportunidades desde o início do conflito em março de 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaONURússiaSíria

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal