Mundo

Rússia fecha totalmente as fronteiras para frear a pandemia de coronavírus

O decreto foi assinado para "prevenir a entrada em território russo de novas infecções do coronavírus", diz o texto publicado no site oficial do governo.

Rússia: fronteira com Belarus também permanecerá fechada (Sergei Bobylev / Colaborador/Getty Images)

Rússia: fronteira com Belarus também permanecerá fechada (Sergei Bobylev / Colaborador/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 28 de março de 2020 às 13h52.

Última atualização em 2 de abril de 2020 às 03h12.

A Rússia fechará totalmente suas fronteiras a partir de segunda-feira para lutar contra a propagação do novo coronavírus, anunciou o governo neste sábado (28).

De acordo com o decreto do governo, a Rússia "restringirá temporariamente o tráfego" de entrada e saída em todas as passagens de fronteira por estrada, ferroviárias e marítimas a partir de segunda-feira à meia-noite (18H00 de Brasília, domingo).

O decreto foi assinado para "prevenir a entrada em território russo de novas infecções do coronavírus", completa o texto publicado no site oficial do governo.

A fronteira com Belarus, normalmente aberta e que era atravessada sem controle alfandegário, também permanecerá fechada.

A medida terá algumas exceções e serão autorizados a circular os diplomatas ou cidadãos russos que desejam sair do país em consequência da morte de um parente no exterior.

Os habitantes dos territórios separatistas ucranianos de Donetsk e Lugansk, com nacionalidade russa, também não são afetados pela medida.

A Rússia anunciou na quinta-feira a suspensão de todos os voos, com exceção daqueles para repatriar os cidadãos russos bloqueados no exterior.
Em meados de março o país também fechou as fronteiras aos estrangeiros, exceto os residentes permanentes no país.

Segundo o balanço oficial mais recente, a Rússia registra 1.264 casos de coronavírus, um aumento de 228 nas últimas 24 horas.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusRússia

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano