Mundo

Rússia disposta a cooperar se EUA respeitarem interesses

Vladimir Putin disse que está disposto a cooperar em todos os níveis com os Estados Unidos, se houver respeito mútuo de interesses

Vladimir Putin: "estamos dispostos à cooperação prática com nossos parceiros americanos em todos os níveis" (Mikhail Klimentyev/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

Vladimir Putin: "estamos dispostos à cooperação prática com nossos parceiros americanos em todos os níveis" (Mikhail Klimentyev/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 10h04.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou nesta quarta-feira que está disposto a cooperar em todos os níveis com os Estados Unidos, segundo o princípio de respeito mútuo dos interesses de ambas potências.

"Estamos dispostos à cooperação prática com nossos parceiros americanos em todos os níveis segundo os princípios de respeito mútuo dos interesses, igualdade de direitos e não ingerência nos assuntos internos", disse Putin.

O líder russo fez estas afirmações ao receber as cartas credenciais do novo embaixador americano, John Tefft, durante uma cerimônia no Kremlin.

"Rússia e Estados Unidos assumem uma responsabilidade especial na hora de manter a segurança e estabilidade, e resistir a desafios e ameaças globais", acrescentou.

Tefft, de 64 anos, é um diplomata de carreira que antes liderou a embaixada americana na Ucrânia, Geórgia e Lituânia, as três antigas repúblicas soviéticas que mantêm tensas relações com o Kremlin.

Confirmado no cargo pelo Senado americano em julho, Tefft já foi então o número dois da legação diplomática dos EUA em Moscou, além de trabalhar em Jerusalém, Roma e Budapeste.

Putin acusou ontem os Estados Unidos de querer subjugar a Rússia, mas lembrou que "ninguém o conseguiu nem nunca o conseguirá" e assegurou que a democracia e os chamados "valores ocidentais" não dão direito a genocídios e aos golpes de Estado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

CEO do JPMorgan aconselha Trump a priorizar imigração e educação em novo mandato

Primeiro mandato de Trump impulsionou estudos de fake news

Ucrânia diz estar 'disposta' a entregar soldados capturados à Coreia do Norte em uma troca

Seguidores de Evo Morales marcham na Bolívia pelo terceiro dia por conta de crise econômica