Exame Logo

Apuração das eleições da Argentina ao vivo: Milei é o novo presidente do país; acompanhe

No último balanço divulgado, 76% dos eleitores votaram para escolher o próximo presidente pelos próximos quatro anos. O número é superior aos 74% que votaram no primeiro turno

Eleição na Argentina: Votação deve ser definida voto a voto (Luis ROBAYO /AFP Photo)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 19 de novembro de 2023 às 17h58.

Última atualização em 19 de novembro de 2023 às 20h28.

Terminou a votação das eleições presidenciais da Argentina deste domingo, 19, às 18h, no horário local, o mesmo de Brasília. Em pronunciamento, o atual ministro e peronista, Sergio Massa, afirmou que foi derrotado pelo ultraliberal Javier Milei. O candidato do governo disse que parabenizou o adversário e garantiu que o país não vai paralisar durante a transição. “Já falei com Milei, que é o presidente que a maioria elegeu”, disse.

Relatos e informações na Argentina já davam como certo a vitória de Milei antes da fala de Massa. De acordo com dados oficiais, com 86,59% dos votos apurados, Milei obteve 55,95% dos votos válidos, contra 44,04% de Massa. “Já falei com Milei, que é o presidente que a maioria elegeu”, disse. "O mais importante é deixar aos argentinos a mensagem de convivência, o diálogo e a paz ante tanta violência, é o melhor caminho que podemos percorrer", prosseguiu.

Veja também

Segundo dados oficiais da Câmara Nacional Eleitoral (CNE), o feriado de segunda-feira no país não atrapalhou a votação e o percentual de votantes foi semelhante ao do primeiro turno. No último balanço divulgado, 76% dos eleitores votaram para escolher o próximo presidente pelos próximos quatro anos. O número é superior aos 74% que votaram no primeiro turno.

Segundo o jornal Clarín,às 20h, mais de 70% dos votos já foram apurados.Às 19h, o percentual era de 7% dos votos contabilizados, o que mostra que o processo está acelerado. Os primeiros resultados somente serão divulgados a partir das 21h.

O novo chefe do executivo argentino foi conhecido antes das 21h, que era o horário esperado. As últimas pesquisas mostravam um empate técnico, mas o resultado parece ter sido mais confortável para Milei.Os últimos estudos foram divulgados há mais de uma semana, porque a lei eleitoral proíbe a publicação de novos levantamentos nos dias antes do pleito, inclusive boca de urna no dia da eleição.

Durante o segundo turno, Milei buscou amenizar o seu discurso radical para buscar apoios e ampliar o seu eleitorado. Ele conseguiu atrair Patricia Bullrich, a terceira colocada na votação do primeiro turno, e o ex-presidente Maurício Macri. A decisão da dupla, porém, rachou a coalizão de centro-direita Juntos por el Cambio, que não apoiou Milei.

Do lado de Sergio Massa, o candidato da situação se manteve afastado de figuras tradicionais do peronismo, como Cristina Kirchner, e o atual presidente, Alberto Fernandez. No único debate deste segundo turno, Massa se saiu melhor que o seu adversário. A estratégia do peronista foi explorar falhas e inconsistências do rival, o que funcionou durante boa parte do debate.

O vencedor do pleito vai assumir à presidênciapelos próximos quatro anosde um país em severa crise econômica.A inflação chegou a 142% nos últimos 12 meses em outubro, mesmo com o recuo mensal. Projeções apontam que o déficit fiscal do país em 2023 seráde mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) — o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) era que rombo nas contas públicas fosse de apenas 1,9% neste ano.

As projeções indicam ainda uma economia em contração. No segundo trimestre de 2023, o PIB argentino encolheu 2,8% em relação ao trimestre anterior — e caiu 4,9% na comparação anual. A FMI estima que o PIB argentino terá retração de 2,5% neste ano.

Tem pesquisa boca de urna na eleição da Argentina?

A Justiça eleitoral do país proíbe a divulgação de qualquer tipo de pesquisa antes e durante a votação.Segundo a legislação do país, o prazo final para a divulgação de pesquisas oficiais foi na sexta-feira, 10. Assim, não serão divulgados novos estudos sobre a preferência do eleitorado na reta final da campanha.Internamente, as campanhas e institutos seguem fazendo pesquisas reservadas. EXAME apurou que os resultados encontrados estão em linha com os divulgados até o dia 10.

Que horas começa a apuração da eleição da Argentina?

A apuração dos votos começa às 18h, com o fechamento das urnas. É esperado que o resultado seja divulgadoentre 21 horas e 22 horas.

Quem vai ganhar a eleição na Argentina?

A última pesquisa divulgada foi da AtlasIntel, na sexta-feira, 10. No levantamento da empresa, que acertou o primeiro turno, Milei liderava com 52,1% das intenções nos votos válidos, contra 47,9% de Sergio Massa .Na pesquisa, 6,7% do total responderam não saber em qual candidato escolheriam ou que votariam branco ou nulo. Em entrevista à EXAME, o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, avaliou que o candidato ultraliberal deve levar 80% dos votos de Bullrich e teve poucos danos por ir mal em debate. No primeiro turno, Massa teve 37% dos votos, seguido de Milei, com 30%.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaEleições

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame