Mundo

Republicano DeSantis é o novo governador da Flórida após disputa apertada

DeSantis alcançou a vitória ao somar 49,9% dos votos, enquanto Andrew Gillum, prefeito da capital estadual, ficou com 48,9%

Ron DeSantis: apadrinhado de Trump conquistou uma apertada vitória na disputa pelo governo da Flórida (Carlo Allegri/Reuters)

Ron DeSantis: apadrinhado de Trump conquistou uma apertada vitória na disputa pelo governo da Flórida (Carlo Allegri/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 08h20.

Última atualização em 7 de novembro de 2018 às 09h33.

Miami - O republicano Ron DeSantis, apadrinhado pelo presidente Donald Trump, conquistou nesta terça-feira uma apertada vitória na disputa pelo governo da Flórida contra o democrata Andrew Gillum.

DeSantis alcançou a vitória ao somar 49,9% dos votos, enquanto Gillum, prefeito da capital estadual (Tallahassee), ficou com 48,9%, ou pouco mais de 80.000 votos, com 99% dos votos contabilizados.

De seu quartel-general, Gillum, que viu o fim do seu anseio de se transformar no primeiro governador afro-americano da Flórida, reconheceu diante dos seus partidários o triunfo de seu oponente e prometeu seguir "brigando pelas coisas nas quais acreditamos".

Minutos depois, DeSantis cumprimentou seus apoiadores em Orlando, no centro do estado, onde esperou os resultados das eleições, e renovou sua promessa de manter os impostos baixos e a Flórida aberta aos negócios e ao investimento.

O ex-legislador federal disse também que travará "as boas batalhas" e agradeceu o apoio da sua esposa, Casey DeSantis, assim como do governador em fim de mandato, Rick Scott, que disputa uma cadeira no Senado contra o democrata Bill Nelson.

Os dois candidatos a governador representavam polos opostos nestas eleições e estiveram empatados ao longo da campanha até que na reta final as últimas pesquisas deram a Gillum uma vantagem de entre 4 a 7 pontos.

Gillum, que foi respaldado pelo ex-presidente Barack Obama, é ligado às posições do senador esquerdista Bernie Sanders, enquanto DeSantis contava com o apoio do presidente Donald Trump, cuja linha política segue sem separar-se um milímetro.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Flórida

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame