Mundo

Repressão turca; Impasse espanhol…

Na semana – Oficiais da Rússia, dos Estados Unidos e da ONU se reúnem emergencialmente em Genebra, na Suíça, para discutir a guerra civil que assola a Síria e o avanço de grupos terroristas como o Estado Islâmico. – As atenções da Europa e de observadores internacionais se voltam para o avanço da repressão da […]

KUCZYNSKI: o presidente peruano deve tratar temas do país e de seus vizinhos com Donald Trump / Paco Chuquiure/ Reuters

KUCZYNSKI: o presidente peruano deve tratar temas do país e de seus vizinhos com Donald Trump / Paco Chuquiure/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2016 às 05h56.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h39.

Na semana

– Oficiais da Rússia, dos Estados Unidos e da ONU se reúnem emergencialmente em Genebra, na Suíça, para discutir a guerra civil que assola a Síria e o avanço de grupos terroristas como o Estado Islâmico.

– As atenções da Europa e de observadores internacionais se voltam para o avanço da repressão da Turquia após a frustrada tentativa de golpe de dez dias atrás.

Segunda-feira 25

– O partido democrata se reúne na Filadélfia para o primeiro dia da convenção que deve oficializar Hillary Clinton como a candidata do partido à Casa Branca. Do lado republicano, o adversário é o explosivo Donald Trump, oficializado na última semana.

– O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, viaja à cidade de Vientiane, no Laos, para uma reunião de ministros estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático. O controle no Mar do Sul da China, disputado entre a China e as Filipinas, é uma das pautas da agenda. Depois, Kerry vai para as Filipinas, para conversar com o novo presidente do país, Rodrigo Duterte, que faz seu primeiro discurso ao Congresso.

Terça-feira 26

– Acontece em Montevidéu uma conferência com foco em reformas estruturais e crescimento econômico para a América Latina. O evento é fruto de uma parceria entre o Uruguai e o FMI. Na semana passada, o fundo divulgou suas projeções macroenômicas e os dados devem ser debatidos durante o evento. Ministros das finanças de países da América do Sul e presidentes de Bancos Centrais devem comparecer.

– O primeiro ministro húngaro, Viktor Orban, se encontra com o chanceler austríaco, Christian Kern, em Budapeste. Os dois tentam reatar relações diante de desentendimentos com a crise de imigrantes na Europa. A Hungria tem um governo conservador que não aceita imigrantes e até construiu cercas em determinadas partes do país para evitar a entrada.

Quarta-feira 27

– O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulga o relatório sobre consumo de bens duráveis durante o mês de junho. Economistas esperam uma redução no consumo, diante de menor compra de passagens áreas e equipamentos. O consumo dos americanos é preocupante pela relação do poder de compra com o aumento ou não da taxa de juros por lá.

– A farmacêutica TauRx, conhecida pesquisadora de medicações para o mal de Alzheimer, apresenta os resultados de sua etapa final de testes da droga Tau. O anúncio acontece na Conferência Internacional da Associação para o Alzheimer, em Toronto.

Quinta-feira 28

– Pedro Pablo Kuczynski, o PPK, que venceu acirradas eleições no Peru no início de junho, assume a presidência do país. Kuczynski venceu o pleito sobre a concorrente conservadora Keiko Fujimori. O novo presidente deve focar em manter o crescimento econômico e o bom momento que o Peru vive.

– A empresa de energia francesa EDF realiza reunião do conselho administrativo para decidir se leva adiante os planos de construir uma usina nuclear no Reino Unido, a primeira em mais de 25 anos. Segundo a EDF o investimento final para a realizaçã da obra já está na agenda e o empreedimento é importante no projeto energético de longo prazo da empresa.

– O rei Felipe, da Espanha, se reúne com líderes dos principais partidos políticos em busca de um caminho para o impasse político que assola o país. A Espanha está desde maio sem primeiro ministro, quando o rei teve de dissolver o parlamento por falta de um consenso na escolha de um premiê.

Sexta-feira 29

– O presidente mexicano Enrique Peña Nieto visita a Argentina, onde se reúne com Maurício Macri. Os dois haviam prometido em abril restabelecer o contato comercial entre os países, que andava distante no últimos anos. Durante a visita, novos acordos sobre a fabricação e exportação de automóveis devem ser firmados.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles