- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Qual é a relação do papa emérito Bento XVI com o nazismo?
Papa emérito ingressou na Juventude Hitlerista e se juntou ao exército alemão
Modo escuro
Bento XVI: segundo seu biógrafo, apesar de ter se juntado ao nazismo o papa emérito era um silencioso dissidente. Ele desertou do serviço militar aos 16 anos (Getty Images/Getty Images)
Publicado em 31 de dezembro de 2022 às, 10h21.
Sob o nazismo, o futuro papa Bento XVI, morto neste sábado, 31, ingressou na Juventude Hitlerista, que era obrigatória na época.
No entanto, ele era um dissidente silencioso e não foi a nenhuma reunião do grupo, segundo o seu biógrafo John Allen Jr. Ele se juntou posteriormente ao exército alemão, mas com 16 anos desertou do serviço militar.
Sua ligação com o nazismo na juventude foi desenterrada quando Bento XVI se tornou papa. O tablóide do Reino Unido The Sun foi o primeiro a ressuscitar seu passado e publicou uma reportagem com o título: "Da juventude nazista...para Papa Ratzi” quando ele sucedeu João Paulo II.
Como um padre jovem, Bento XVI criou uma teologia progressista. Mas a revolução dos estudantes de 1968 gerou uma desconfiança sobre a esquerda e provocou uma mudança para uma teologia mais ortodoxa na igreja.
Bento XVI estudou filosofia e teologia em Munique e Freising e ensinou em diversas universidades. Depois, se tornou arcebispo de Munique em março de 1977 e cardeal três meses depois.
Bento 16: um papa conservador perseguido por escândalos
Os 10 últimos Papas e a duração de seus pontificados
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.