Reino Unido volta atrás e impõe quarentena a viajantes da Espanha

Decisão foi tomada pelo governo da Escócia e deve ser seguida no restante do Reino Unido

Todos os viajantes que chegam no Reino Unido vindos da Espanha a partir de domingo (26) terão que ficar em quarentena por 14 dias para garantir que não disseminem o coronavírus, afirmou o governo da Escócia.

A medida, que entra em vigor a partir da meia-noite, será um grande golpe para a Espanha, que está tentando recuperar sua temporada de turismo depois que o setor foi duramente atingido pelas regras de isolamento e restrições de viagens neste ano por causa da pandemia de covid-19.

A decisão também afetará companhias aéreas e empresas de viagens que tentam voltar aos negócios.

"A Espanha será removida da lista de países isentos das exigências de quarentena devido ao aumento do número de casos de coronavírus nos últimos dias", disse o governo da Escócia em comunicado.

"A decisão, também adotada pelas administrações de Irlanda do Norte e País de Gales, bem como pelo governo do Reino Unido, foi tomada para reduzir o risco de transmissão do vírus por quem viaja da Espanha", acrescentou.

Os quatro países constituintes do Reino Unido - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - definem suas próprias políticas sobre covid-19, mas seguem regras semelhantes na maioria dos casos.

Os ministérios britânicos de saúde e transporte não fizeram comentários imediatos.

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha e o gabinete do primeiro-ministro espanhol não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

A ação britânica segue passos nesta semana de vários países europeus, depois que os casos de coronavírus começaram a subir novamente nas últimas semanas na Espanha.

Na sexta-feira, a Noruega afirmou que vai impor um requisito de quarentena de 10 dias para pessoas que chegam da Espanha a partir de sábado, enquanto a França aconselhou a não viajar para a região da Catalunha.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.