Rebeldes se preparam para "grande batalha" para vencer forças de Kadafi

Guerilha recebeu armamentos e novos homens. Eles avançam contra governo, mesmo com os contra-ataques

Argel - O chefe da ala militar do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT), o general Abdelfatah Yunis al Abidi, manifestou nesta quinta-feira à rede de televisão "Al Jazeera" que os rebeldes se preparam para "uma grande batalha" para vencer as tropas fiéis ao coronel Muammar Kadafi.

Desde uma posição das forças rebeldes a dezenas de quilômetros da cidade estratégica de Brega, Abidi disse: "Recebemos reforços em homens e material, e a moral das tropas está no nível mais alto. Nos preparamos para uma grande batalha para vencer as tropas de Kadafi".

Há quatro dias os rebeldes líbios conseguiram avançar até o acesso a esta localidade e tomaram o controle de seu porto, mas um poderoso contra-ataque das tropas de Kadafi, que utilizaram artilharia pesada e lança-mísseis, obrigou-os a se retirarem até os limites da localidade vizinha de Ajdabiya.

Nos dois últimos dias, os combates diminuíram de intensidade e os dois grupos pareciam se preocupar em reforçar suas posições e reorganizar-se nos planos humano e material.

O Governo de Trípoli, por sua vez, acusou a aviação de guerra britânica de ter matado dois civis - além de ter deixado outros três feridos - durante os ataques da quarta-feira contra um campo petrolífero em Serir, no sudeste do país, segundo a agência de imprensa oficial "Jana".

Estes ataques, precisou a fonte, destruíram as canalizações de transporte de petróleo que partem deste campo em direção ao porto de Tobruk.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.