Mundo

Rebeldes intensificam ofensiva contra Brega e dizem controlar 2 áreas

Ataque contra a cidade, lançado de três diferentes frentes, foi interrompido devido à resistência das forças de Muammar Kadafi

Oficiais rebeldes que participam da ofensiva garantiram que dominam uma área residencial situada na parte nova de Brega e o campus universitário (Marco Longari/AFP)

Oficiais rebeldes que participam da ofensiva garantiram que dominam uma área residencial situada na parte nova de Brega e o campus universitário (Marco Longari/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2011 às 17h35.

Benghazi - Os rebeldes líbios intensificaram neste domingo sua ofensiva contra o enclave petrolífero de Brega e afirmam ter controlado duas áreas estratégicas da localidade, situada a 80 quilômetros a oeste de Ajdabiya, última cidade sob controle rebelde na frente oriental.

Oficiais rebeldes que participam da ofensiva, que começou em 14 de julho, garantiram à Agência Efe que dominam uma área residencial situada na parte nova de Brega e o campus universitário, que fica na parte antiga da cidade.

"Limpamos as vias do deserto (de minas) para avançar. Agora controlamos importantes postos de onde podemos lançar foguetes 'grad' e operações especiais", afirmou à Efe por telefone o comandante de campo Mohammed al Rogaili, que se mostrou otimista com o avanço.

O ataque contra a cidade, lançado de três diferentes frentes, foi interrompido devido à resistência das forças de Muammar Kadafi, que ainda controlam partes importantes da cidade. Além disso, foram colocadas milhares de minas pelas forças do regime.

Por outro lado, o site rebelde "Líbia é nossa tribo e Trípoli nossa capital" assegurou que pelo menos 14 oposicionistas morreram neste domingo e outros 31 ficaram feridos em combates com brigadas de Trípoli na frente ocidental das montanhas de Nafusa. Efe

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasLíbiaMuammar KadafiPolíticos

Mais de Mundo

Biden diz que cessar-fogo entre Israel e Hezbollah foi pensado para ser permanente

Governo do Canadá diz a Trump para não confundir fronteira do país com a mexicana

Exército da Rússia conquista 235 km quadrados de território da Ucrânia em uma semana

O que é a Área 51 e o que existe lá?