Raúl Castro está na lista de "depredadores" da liberdade

A lista foi feita pela organização Repórteres sem Fronteiras, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Paris - O presidente de Cuba, Raúl Castro, se mantém na lista anual de "depredadores" da liberdade de imprensa divulgada nesta quinta-feira pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

"Os ataques contra a imprensa independente e os blogueiros não cessaram até agora", destacou a RSF em seu relatório, no qual argumentou que Raúl Castro "não se comporta melhor que seu irmão mais velho", Fidel Castro, desde que assumiu oficialmente o poder em 2008.

Cuba continua vivendo uma "brutalidade policial, denúncias e detenções de curta duração", acrescenta o relatório da organização pela liberdade de imprensa, com sede em Paris.

No entanto, "já passou a sinistra página da "primavera negra" de março de 2003", acrescenta a RSF, que lembra que Havana já permitiu a saída de prisão de 52 dos 75 dissidentes presos na época, durante uma ofensiva do Governo de Fidel Castro.

"Apesar de não conhecermos casos de longos encarceramentos ultimamente, e da existência de sinais de abertura econômica, Cuba não respeita o pluralismo e a liberdade de imprensa e expressão", explicou à Agência Efe o analista da RSF na América Latina, Benôit Hervieu. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.