Mundo

Que dia é a posse do presidente dos EUA? Veja como acontece o evento

A posse presidencial americana segue um protocolo sólido, mas pode ser adaptada em situações extraordinárias

Posse de Joe Biden (Patrick Semansky/Reuters)

Posse de Joe Biden (Patrick Semansky/Reuters)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 4 de novembro de 2024 às 11h00.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

No dia 20 de janeiro, os Estados Unidos realizam o Inauguration Day, ou data da posse, que marca o início de um novo mandato presidencial. O evento cívico-militar, que inclui uma cerimônia oficial e atividades públicas, ocorre tradicionalmente ao meio-dia, horário local, no Capitólio dos Estados Unidos.

Após o juramento, o novo presidente faz seu primeiro discurso oficial, estabelecendo o tom para seu mandato, e em seguida participa de um desfile pela avenida Pensilvânia. O trajeto liga o Capitólio à Casa Branca, onde o novo líder exercerá suas funções pelos próximos quatro anos. Esse desfile é uma tradição que representa o percurso simbólico do poder para a residência oficial do chefe do Executivo americano.

As tradições na celebração da posse

As cerimônias de posse presidencial nos Estados Unidos seguem uma sequência tradicional desde que Franklin D. Roosevelt assumiu o cargo em 1933. Naquela ocasião, Roosevelt participou de uma celebração religiosa na manhã de sua posse, estabelecendo um costume seguido pelos presidentes eleitos subsequentes. Após o culto, o presidente eleito, o vice-presidente e suas famílias se dirigem ao Capitólio dos EUA, acompanhados por diversas autoridades, incluindo os ocupantes atuais dos cargos de presidente e vice-presidente.

Durante a cerimônia no Capitólio, o vice-presidente eleito é empossado primeiro, normalmente por um funcionário escolhido por ele. Em seguida, o presidente eleito faz o juramento de posse diante do presidente da Suprema Corte. Um almoço e desfile inaugural completam o evento, e a noite geralmente é marcada por bailes em homenagem ao novo presidente.

O protocolo tradicional, no entanto, sofreu mudanças em situações extraordinárias, como nos casos de sucessão presidencial devido a mortes inesperadas. Em 1865, após o assassinato de Abraham Lincoln, o vice-presidente Andrew Johnson tomou posse em uma cerimônia privada, realizada em sua residência em Washington, D.C.

Quando o presidente John F. Kennedy foi assassinado em 1963, Lyndon B. Johnson foi empossado no avião presidencial Força Aérea Um no aeroporto de Dallas, em uma cerimônia discreta.

A posse de Joe Biden em 2021 também fugiu do padrão tradicional. Realizada em meio à pandemia de COVID-19, a cerimônia foi restringida para evitar aglomerações e contou com uma segurança reforçada após o ataque ao Capitólio, duas semanas antes, por apoiadores de Donald Trump. Pela primeira vez desde 1869, o presidente em fim de mandato, neste caso Donald J. Trump, não compareceu à posse de seu sucessor.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Joe Biden

Mais de Mundo

Macron nomeará novo premiê da França na sexta

Trump se opõe 'veementemente' ao uso de mísseis dos EUA para atacar a Rússia, diz entrevista

Stanley recolhe 2,6 milhões de garrafas nos EUA após usuários sofrerem queimaduras

Trump é aplaudido na abertura do pregão em Wall Street