Mundo

Putin vai encontrar novo presidente iraniano em setembro

Veículos de comunicação da Rússia e do Irã haviam dito que o presidente russo visitaria o país, em agosto, para conversações sobre programa nuclear


	O presidente russo, Vladimir Putin: primeiro encontro de será à margem de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, na capital do Quirguistão em 13 de setembro
 (REUTERS/Kimmo Mantyla/Lehtikuva)

O presidente russo, Vladimir Putin: primeiro encontro de será à margem de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, na capital do Quirguistão em 13 de setembro (REUTERS/Kimmo Mantyla/Lehtikuva)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2013 às 12h20.

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, vai se reunir pela primeira vez com o presidente recém-eleito do Irã, Hassan Rouhani, no Quirguistão, em setembro, informou nesta quarta-feira o embaixador da República Islâmica em Moscou.

Veículos de comunicação da Rússia e do Irã haviam dito na semana passada que o presidente russo visitaria o Irã, em agosto, para conversações com Rouhani sobre o programa nuclear de Teerã.

Mas o embaixador Seyed Mahmoud-Reza Sajjadi disse, em entrevista coletiva, que as reportagens não eram verdadeiras, e que o primeiro encontro de Putin com Rouhani será à margem de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, na capital do Quirguistão, Bishkek, em 13 de setembro.

As potências mundiais esperam que o novo líder relativamente moderado do Irã cumpra com as exigências feitas a Teerã para recuar com o trabalho nuclear, que suspeitam ter por objetivo permitir a fabricação de bombas.

O Irã diz que está enriquecendo urânio, o material físsil utilizado para bombas atômicas, apenas para abastecer usinas nucleares e para fins médicos.

As últimas conversações de alto nível entre o Irã e as potências mundiais --Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha-- foram no Cazaquistão, em abril. As partes não conseguiram romper o impasse.

Diplomatas ocidentais dizem que as potências mundiais vão ter de esperar pela formação de um novo governo no Irã antes que possam discutir uma data para uma nova rodada de negociações.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil