Mundo

Putin supera Obama como homem mais poderoso do mundo

Forbes justifica decisão de situar Putin como novo homem forte do mundo porque ele "continua solidificando seu controle sobre Rússia e o cenário internacional"


	Vladimir Putin: esta é a primeira vez que Putin lidera o ranking da Forbes, criado em 2009
 (Maxim Shipenkov/AFP)

Vladimir Putin: esta é a primeira vez que Putin lidera o ranking da Forbes, criado em 2009 (Maxim Shipenkov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 15h31.

O presidente russo, Vladimir Putin, superou o colega americano, Barack Obama, como homem mais poderoso do mundo no ranking 2013 da revista Forbes, que tem o papa Francisco em quarto lugar, de um total de 72 personalidades.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece na 20ª posição, dois postos abaixo do resultado do ano passado.

A Forbes justifica a decisão de situar Putin como o novo homem forte do mundo porque ele "continua solidificando seu controle sobre a Rússia e o cenário internacional", enquanto Obama perde espaço em seu segundo mandato na Casa Branca.

"O período de Obama de 'pato manco' parece ter chegado antes do que o previsto para um presidente de dois mandatos. Último exemplo: o caos da paralisia do governo", afirma a revista.

"Qualquer um que observe a partida de xadrez este ano sobre a Síria e os vazamentos da espionagem da NSA (Agência Nacional de Segurança) tem uma ideia clara da dinâmica de mudança de poder individual", completa.

A lista tem o presidente chinês, Xi Jinping, em terceiro lugar, seguido do papa Francisco e da chanceler, alemã Angela Merkel.

O filantropo e fundador da Microsoft Bill Gates ocupa o sexto lugar, à frente do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, e do rei Abdullah da Arábia Saudita (8º).

Além de Dilma Rousseff e do Papa, o outro latino-americano em destaque é o magnata mexicano das telecomunicações Carlos Slim, classificado como o 12º mais poderoso do mundo, segundo a Forbes.

Um outro mexicano também chama a atenção: o narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, considerado o criminoso mais poderoso do mundo, na 67ª posição.

A revista americana levou em consideração quatro fatores para selecionar 72 pessoas: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam de maneira ativa seu poder para mudar o mundo.

Esta é a primeira vez que Putin lidera o ranking da Forbes, criado em 2009, e a segunda oportunidade em que Obama perde a primeira posição: em 2010 ele foi superado pelo então presidente chinês Hu Jintao.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEmpresasListas da ForbesPersonalidadesPolíticosVladimir Putin

Mais de Mundo

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h

Yoon autorizou exército sul-coreano a atirar para impor a lei marcial, segundo MP