Exame Logo

Putin deseja criar rede russa para concorrer com McDonald's

Presidente ressaltou que a comida russa "deve ser fresca como a caseira, mas elaborada segundo os princípios da produção industrial"

McDonald's: "A questão principal é como reunir a produção industrial com uma boa qualidade, digamos que melhor do que os possíveis concorrentes, incluindo o McDonald"s", declarou Putin (Kenzo Tribouillard/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 16h21.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin , anunciou nesta segunda-feira que deseja desenvolver uma rede russa de fast-food para abrir concorrencia no setor, incluindo a americana McDonald"s .

"Temos uma comida fantástica. A questão principal é como reunir a produção industrial com uma boa qualidade, digamos que melhor do que os possíveis concorrentes, incluindo o McDonald"s", declarou Putin, citado pelas agências locais.

O presidente ressaltou que a comida russa "deve ser fresca como a caseira, mas elaborada segundo os princípios da produção industrial".

"Atualmente, é seguro que podemos fazer e, em grande parte, depende de vocês. É preciso criar as condições, mas vocês podem criar condições benéficas para pequenas e médias empresas", declarou Putin a um grupo de deputados locais durante uma visita ao noroeste do país.

As redes fast-food conseguiram se instalar com êxito nas grandes cidades russas, onde os restaurantes costumam ser caros e de baixa qualidade.

Perante a onda de sanções internacionais pela postura de seu governo na crise ucraniana, Putin anunciou uma série de novas medidas, como a criação de um sistema de mudança alternativa ao Ocidente, enquanto alguns políticos apostam pela reorientação das exportações, em particular as energéticas, em direção à Ásia.

São Paulo –  O mercado de franquias de alimentação ainda tem espaço para crescer. Apesar do aumento dos custos com mão de obra e aluguel, de acordo com a pesquisa “Balanço Setorial das Redes de Franquias no setor de alimentação em 2012”, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela ECD, consultoria especializada em Food Service, a maioria dos entrevistados pretende abrir mais lojas até 2016. Cafeterias, sanduíches, pizzas, massas e comida rápida são alguns segmentos do setor. Veja 10 exemplos de franquias de fast-food que têm investimento de até 300 mil reais. Todos os dados e valores foram fornecidos pelas próprias redes.
  • 2. China House

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    Criada em 1995, a rede de delivery e restaurantes de comida chinesa tem 16 unidades franqueadas. O investimento inicial para abrir um restaurante da marca é de 230 mil reais e a taxa de franquia custa 30 mil reais. O retorno do capital investido acontece em até 36 meses.
  • 3. Coxinha Du Chef

    3 /12(Divulgação/Coxinha Du Chef)

  • A rede é especializada na comercialização de coxinhas e tem três lojas próprias na capital paulista. A expectativa é que três unidades sejam inauguradas ainda neste ano e 100 novas lojas sejam abertas em 2014. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 110 mil reais e a taxa de franquia custa 30 mil reais. Cada unidade fatura, em média, 40 mil reais ao mês. O prazo de retorno do capital investido é de até 18 meses.
  • 4. Doggis

    4 /12(Divulgação/Doggis)

    Fundada em 1987, no Chile, a marca especializada em cachorro-quente está no Brasil desde 2009. A rede opera em três modelos de negócios: lojas de rua, loja de shopping center e quiosque. O investimento inicial para abrir uma unidade da marca é de 250 mil reais e a taxa de franquia custa 30 mil reais. O retorno do investimento acontece de 18 a 36 meses.
  • 5. Lig Lig

    5 /12(Divulgação/Lig Lig)

    A primeira loja da rede foi inaugurada em 1992 e é especializada em delivery de comida chinesa. Hoje, a marca passou a implantar um salão em suas lojas para os clientes consumirem os pratos no local. O investimento inicial para uma loja padrão é de 290 mil reais e a taxa de franquia custa a partir de 30 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 30 a 36 meses.
  • 6. Mixirica

    6 /12(Divulgação)

    A rede é especializada em sucos naturais, saladas e sanduíches e foi criada em 2009. Um ano depois, começou a expansão por meio de franquias. Hoje, tem 87 unidades franqueadas e previsão de abrir 51 novas unidades no ano que vem. O investimento inicial para abrir uma loja da marca é de 150 mil reais; a taxa de franquia varia de acordo com o modelo escolhido. Cada unidade fatura, em média, de 35 mil a 70 mil reais. O retorno do investimento acontece em 34 meses.
  • 7. NaTortilha

    7 /12(Divulgação)

    Criada em 2011, a rede é especializada em comida rápida mexicana e sua sede fica em Americana, cidade do interior de São Paulo. O jogador de futebol, Júlio Baptista, é parceiro comercial da marca. Interessados podem escolher entre três modelos de franquias: loja para shopping, loja de rua ou quiosque. Para abrir uma loja de rua, o investimento inicial é de 230 mil reais e a taxa de franquia custa 40 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
  • 8. Pasteca

    8 /12(Divulgação/Pasteca)

    Fundada em 1993, a marca iniciou a expansão dos negócios por meio do franchising neste ano. Para abrir uma loja da rede, o investimento inicial é de 190 mil reais e um capital de giro de 15 mil reais. A taxa de franquia custa 30 mil reais e a de royalties é de 8% sobre o faturamento bruto. O prazo de retorno do capital investido é de 24 meses.
  • 9. Quiznos Sub

    9 /12(Divulgação/Quiznos Sub)

    A Quiznos Sub é uma rede norte-americana especializada em sanduíches e tem mais de 3,5 mil lojas em mais de 30 países. Atua no Brasil desde dezembro de 2011 e a expectativa da rede é ter 150 lojas no país até o final de 2015. O investimento inicial para abrir uma unidade de rua da marca é de 290 mil reais e a taxa de franquia custa 50 mil reais. É preciso ter uma equipe de nove funcionários e uma área mínima de 45 metros quadrados. O faturamento médio mensal é de 80 mil reais e o prazo de retorno acontece em até 24 meses.
  • 10. Risotto Mix

    10 /12(Divulgação)

    A primeira franquia do Risotto Mix foi inaugurada em Campinas, São Paulo, em 2002. Hoje, a rede tem 35 unidades em operação no Brasil e tem uma previsão de crescimento de 30% no número de lojas para o ano que vem. É necessário desembolsar a partir de 300 mil reais para abrir uma franquia da marca. A taxa de royalties custa 6% sobre o faturamento bruto. O retorno do capital investido acontece em até 36 meses.
  • 11. Yoi! Rolls & Temaki

    11 /12(Divulgação)

    Fundada em 2003, a rede de temakerias tem 34 restaurantes. É preciso desembolsar a partir de 200 mil reais para abrir uma franquia da marca. Cada unidade fatura, em média, 90 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses.
  • 12. Agora, veja mais sobre franquias

    12 /12(Divulgação/Esmalteria Nacional)

  • Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoÁsiaComércioEmpresasEmpresas americanasEuropaFast foodFranquiasMcDonald'sPolíticosRestaurantesRússiaVladimir Putin

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame