Mundo

Putin confirma estar disposto a atuar como mediador entre Irã e Israel

Autoridades russas condenaram rapidamente os bombardeios israelenses contra o Irã na última sexta-feira

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 18 de junho de 2025 às 13h11.

O presidente russo, Vladimir Putin, insistiu nesta quarta-feira, 18, que Moscou continua disposto a atuar como mediador na atual confrontação armada entre Israel e Irã, uma iniciativa já apresentada na semana passada que, até o momento, não obteve resposta.

"Vladimir Putin confirmou a disposição da Rússia em oferecer uma mediação para avançar no diálogo", indicou o Kremlin em um comunicado que relatava uma ligação entre o presidente russo e seu homólogo emiradense, o xeque Mohamed bin Zayed.

Segundo a mesma fonte, Putin contatou "uma série de líderes estrangeiros" para propor uma mediação por parte de Moscou.

Durante esta conversa com o líder emiradense, Putin destacou "a necessidade de um cessar o mais rápido possível das operações militares e de ativar os esforços político-diplomáticos para resolver os desacordos sobre o programa nuclear iraniano".

"Ambas as partes [russa e emiradense] expressaram sua profunda preocupação com a atual escalada do conflito entre Irã e Israel, que traz consequências muito negativas para toda a região", acrescentou a presidência russa em seu comunicado.

As autoridades russas condenaram rapidamente os bombardeios israelenses contra o Irã na última sexta-feira, e posteriormente o presidente russo propôs assumir o papel de mediador.

Desde sua invasão à Ucrânia em 2022, a Rússia — isolada pelo Ocidente — aproximou-se consideravelmente de Teerã, seu principal aliado no Oriente Médio, ao qual busca apoiar ao máximo.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinIsraelIrã - País

Mais de Mundo

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina

China promete ajudar Cuba em meio à tensão com Trump