PSDB planeja antecipar a volta da propaganda eleitoral
Tucanos querem evitar erros cometidos na disputa presidencial de 2006, quando decidiram atrasar por onze dias a campanha na TV
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
São Paulo - A fim de evitar erros cometidos na disputa presidencial de 2006, o comando da campanha do presidenciável José Serra (PSDB) decidiu que o horário eleitoral em rádio e televisão deve começar ainda nesta semana.
Como a legislação eleitoral autoriza que a campanha em rádio e televisão comece 48 horas após a homologação do resultado da disputa, o PSDB considera quinta-feira como boa data para estrear os novos programas no horário eleitoral gratuito - o dia específico, no entanto, deve ser acordado entre as campanhas.
Na disputa presidencial de 2006, os tucanos decidiram atrasar por onze dias a campanha na TV. Avaliam, agora, que a decisão foi um erro estratégico, uma vez que nesse período começou a circular o boato de que o então candidato Geraldo Alckmin faria privatizações de empresas estatais. A demora para colocar no ar os programas no horário eleitoral na TV teria dificultado uma resposta aos ataques.
O comando da campanha do PSDB ainda discutia ontem como deveria ser a estrutura dos programas eleitorais do segundo turno. Um diagnóstico que já circula entre os tucanos é o de que os filmes devem ser "territorializados".
Isso significa que os programas devem tratar de assuntos que sejam mais próximos das pessoas, criando assim identificação forte entre eleitor e propaganda. O desafio, nesse caso, é não tornar o programa conceitualmente pequeno, já que se trata de filme para vender um candidato nacional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia mais notícias sobre o PSDB
Siga as últimas notícias deEleições no Twitter