Mundo

Protestos denunciam ataques com ácido no Irã

Mais de mil pessoas protestaram no Irã para exigir medidas de segurança após ataques com ácido contra mulheres

Mulheres se manifestam no Irã para exigir mais segurança, diante de ataques com ácido (Arya Jafari/AFP)

Mulheres se manifestam no Irã para exigir mais segurança, diante de ataques com ácido (Arya Jafari/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 13h19.

Teerã - Mais de mil pessoas protestaram nesta quarta-feira em Ispahan, centro do Irã, para exigir medidas de segurança após seguidos ataques com ácido realizados contra mulheres que provocaram pânico na população.

Nas últimas semanas, quatro mulheres foram atacadas com ácido por agressores em motocicletas nesta cidade turística a 450 km de Teerã.

"Ispahan é nossa cidade, a segurança é nosso direito", reclamavam os manifestantes, segundo a agência oficial Irna.

De acordo com boatos que circulam nas redes sociais, as vítimas não repeitariam o código de vestimenta, que obriga cobrir com um véu ou lenço os cabelos e a nuca.

Mas as autoridades, que prenderam quatro suspeitos, não confirmaram esta motivação, um assunto sensível nos últimos meses.

O presidente iraniano Hassan Rohani falou sobre esses ataques nesta quarta-feira, pedindo moderação à população. "Não devemos nos concentrar em um único problema, como o véu, na prevenção do vício", considerou.

Em vídeos postados nas redes sociais, é possível ouvir os manifestantes gritarem "abaixo os extremistas religiosos".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaProtestosProtestos no mundoMulheresIrã - País

Mais de Mundo

Queda de avião com turistas deixa ao menos 13 mortos Peru

Surto de ebola no Congo se torna o maior da história do país

Onde fica o Broad Peak, montanha da avalanche que matou Nirmal Purja

Israel intensifica ofensiva no sul do Líbano em novo ataque contra membros do Hezbollah