Mundo

Projeto de torre do novo World Trade Center é modificado

Responsáveis pela construção desistiram de reverter o prédio com painéis de vidro prismático devido ao alto custo

Projeto do novo World Trade Center: Torre 1 será modificada (Silverstein Properties/World Trade Center/Divulgação)

Projeto do novo World Trade Center: Torre 1 será modificada (Silverstein Properties/World Trade Center/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2011 às 18h07.

Nova York - A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey viu-se forçada a mudar o projeto da principal torre do World Trade Center (WTC) de Nova York diante dos problemas que geraria cobrir o gigantesco edifício de painéis de vidro prismático, informou nesta quinta-feira o jornal "The New York Times".

Até agora já tinham sido gastos US$ 10 milhões na fabricação e colocação dos painéis de vidro que iam envolver a Torre 1 do WTC, um total de 2 mil peças e que criariam uma "dinâmica e resplandecente fachada de vidro", nas palavras do próprio arquiteto, conforme lembrou o jornal.

O enorme arranha-céu, que já tem 65 andares dos 104 que terá no fim de sua construção, é formado por uma grande base de concreto e, segundo o jornal, os painéis de vidro pareciam "uma solução elegante a um enorme problema": garantir que a fortificada Torre 1 não parecesse um bunker.

No entanto, ficou evidente que os painéis de vidro prismático "apresentam muitos problemas técnicos e com um custo que não é eficiente", conforme explicou ao jornal o porta-voz da Autoridade Portuária, John Kelly, quem assegurou que a instituição "criará em breve um projeto que será muito mais prático".

Segundo o "The New York Times", a construção desses painéis demonstrou grandes dificuldades, principalmente porque corria o risco dos vidros quebrarem.

O jornal acrescenta que o edifício, cuja data de inauguração está prevista para janeiro de 2014, enfrenta o desafio de se tornar um arranha-céu que seja um ícone e, ao mesmo tempo, resistente a ataques terroristas.

Acompanhe tudo sobre:Construção civilEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralMetrópoles globaisNova YorkPaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal