William e Catherine chegam com George à capela do Palácio St. James (AFP)
Da Redação
Publicado em 9 de abril de 2014 às 13h44.
Londres, 23 out (EFE).- O príncipe George Alexander, filho dos duques de Cambridge, foi batizado nesta quarta-feira no palácio de St.James's, em Londres, em cerimônia íntima que reuniu Elizabeth II e três futuros monarcas: Charles, William e George.
Longe da intensa cobertura midiática que cercou seu nascimento, em 22 de julho, George, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, recebeu as águas batismais do Rio Jordão do arcebispo de Canterbury, Justin Welby, primaz da Igreja da Inglaterra, diante do olhar de apenas 22 convidados, incluindo seus sete padrinhos.
Os primeiros a chegar ao templo foram os padrinhos, entre eles Zara Phillips, neta de Elizabeth II, com a família Middleton, seguidos pela rainha e por seu marido, o duque de Edimburgo; o príncipe Charles e sua mulher, Camilla e o príncipe Harry, enquanto do outro lado da muralha do palácio dezenas de turistas e curiosos exibiam bandeiras britânicas.
Logo depois chegaram Kate e William - que segurava George nos braços. Com bochechas rosadas, gordinho e sério, o bebê usava uma camisola longa marfim, réplica da que usou a princesa Vitória Adelaide, filha da rainha Vitória, quando foi batizada em 1841.
Essa é a primeira vez desde 23 de julho que o príncipe George é visto em público e é também a primeira vez que Elizabeth II aparece junto aos três futuros reis.
Kate, de 32 anos, vestia um traje amarelo claro da casa Alexander McQueen e um chapéu da estilista Jane Taylor.
Durante a cerimônia religiosa, que foi rigorosamente privada e contou com o coro da Her Majesty's Chapel Royal, a irmã de Kate, Pippa Middleton, e o irmão de William, o príncipe Harry, leram passagens da Bíblia.
Ao final da cerimônia, as câmeras captaram apenas o momento da saída da rainha, que usava traje azul e chapéu combinando, o príncipe Charles e os duques de Cambridge, com o pequeno príncipe, dessa vez nos braços da mãe.
Os duques, que se casaram em 29 de abril de 2011, quebraram a tradição ao escolher o palácio de St.James's e não o de Buckingham para a comunhão cristã do futuro chefe da Igreja da Inglaterra.
Além disso, os duques escolheram como padrinhos Zara Philips e seus amigos da infância e a universidade de St. Andrews (Escócia), em vez de reis ou príncipes de outras casas reais, como foi o caso de outros herdeiros ao trono britânico.
Os outros padrinhos são Oliver Baker, William van Cutsem, o conde de Grosvenor eEmilia Jardine-Paterson, amigos do casal; e Julia Samuel, que foi amiga da princesa Diana, e Jamie Lowther-Pinkerton, ex-secretário particular dos duques.
Depois da cerimônia, os 22 convidados foram para Clarence House, residência do príncipe Charles próxima ao palácio de St.James's, para a recepção, na qual foi cortada uma parte do bolo de casamento dos duques de Cambridge que havia sido congelada e reservada para essa ocasião, segundo a imprensa local.
A foto mais esperada é a da rainha com as três gerações de futuros monarcas, momento que não acontecia desde 1894, quando se celebrou o batizado de quem depois se tornaria o rei Eduardo VIII.
Na foto apareciam o bebê (Eduardo VIII), seu pai, o que se tornaria o rei George V; seu avô, o futuro Eduardo VII, e sua bisavó, a rainha Vitória.