Mundo

Primeiro-ministro apresenta renúncia no Egito

Militares egípcios anunciaram que a renúncia de Shafiq foi aceita e manifestaram que foi designado como novo chefe de Governo o ex-ministro de Transportes Esam Sharaf

Um comunicado oficial, distribuído pelas Forças Armadas em sua página no Facebook, não dá mais detalhes (Getty Images)

Um comunicado oficial, distribuído pelas Forças Armadas em sua página no Facebook, não dá mais detalhes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 07h49.

Cairo - O primeiro-ministro egípcio, Ahmed Shafiq, apresentou sua renúncia nesta quinta-feira, pouco mais de um mês após ser nomeado pelo ex-presidente Hosni Mubarak, informou o Conselho Supremo das Forças Armadas em comunicado.

Na nota, os governantes militares egípcios anunciaram que a renúncia de Shafiq foi aceita e manifestaram que foi designado como novo chefe de Governo o ex-ministro de Transportes Esam Sharaf, que foi encarregado da formação de um novo gabinete.

O comunicado oficial, distribuído pelo Conselho Supremo das Forças Armadas em sua página no Facebook, não dá mais detalhes.

Shafiq foi designado para o cargo em 29 de janeiro pelo então presidente egípcio, Hosni Mubarak, poucos dias antes de o governante renunciar, em 11 de fevereiro.

A figura de Shafiq, um general reformado da Força Aérea, era criticada em círculos da oposição por ser um dos altos funcionários deixados de herança pelo regime de Mubarak.

Em 22 de fevereiro, Shafiq realizou uma remodelação de seu Governo, mas manteve os ministros de pastas-chave como Assuntos Exteriores, Defesa e Interior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame