Mundo

Primeiro caso do vírus chicungunha na Espanha é confirmado

O infectado foi um homem de 60 anos de Valência, que não viajou para fora da UE nos três meses anteriores e desenvolveu os sintomas enquanto viajava na França


	Doença viral transmitida por mosquito: "O relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado", afirmou em comunicado o ECDC
 (Arquivo/Agência Brasil)

Doença viral transmitida por mosquito: "O relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado", afirmou em comunicado o ECDC (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2015 às 14h32.

Copenhague - O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso na Espanha de chicungunha, uma doença viral transmitida por um mosquito.

Trata-se de um homem de 60 anos residente em Gandia (Valência), que não tinha viajado para fora da UE nos três meses anteriores e que desenvolveu os sintomas enquanto viajava pelo sul da França em 7 de julho.

Dada a breve estadia do indivíduo na França e a ausência de casos autóctones desse vírus ali neste ano, este organismo com sede em Estocolmo considera que é "muito provável" que o contágio tenha ocorrido em Gandia.

O homem, que recebeu alta após permanecer cinco dias internado em um hospital de Girona (Catalunha, nordeste da Espanha), entrou em contato com as autoridades locais ao voltar a Gandia porque tinha dores nas articulações e foram as análises de sangue posteriores que confirmaram o contágio do vírus.

"O relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado", afirmou em comunicado o ECDC, que ressaltou que o agente transmissor, o Aedes Albopictus, esteve presente na Comunidade Valenciana desde 2013.

Vários casos importados de chicungunha tinham sido detectados anteriormente em Gandía, onde o clima é "propício" para a transmissão do vírus, acrescentou o centro europeu.

O sistema de vigilância do chicungunha foi reforçado na Espanha em 2014 após a explosão de um surto no Caribe, e até 26 de julho tinham sido detectados 89 casos importados, 13 deles na Comunidade Valenciana.

As autoridades da área de saúde espanholas estão realizando pesquisas epidemiológicas e entomológicas, além de estabelecer medidas de controle do agente transmissor, segundo o ECDC.

Este organismo ressaltou que a Europa é vulnerável à transmissão autóctone do vírus em áreas onde os mosquitos transmissores da doença estão estabelecidos e onde o clima é propício para sua propagação.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaDoençasEspanhaEuropaPiigsSaúde

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal