Mundo

Primeiro caso do vírus chicungunha na Espanha é confirmado

O infectado foi um homem de 60 anos de Valência, que não viajou para fora da UE nos três meses anteriores e desenvolveu os sintomas enquanto viajava na França


	Doença viral transmitida por mosquito: "O relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado", afirmou em comunicado o ECDC
 (Arquivo/Agência Brasil)

Doença viral transmitida por mosquito: "O relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado", afirmou em comunicado o ECDC (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2015 às 14h32.

Copenhague - O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso na Espanha de chicungunha, uma doença viral transmitida por um mosquito.

Trata-se de um homem de 60 anos residente em Gandia (Valência), que não tinha viajado para fora da UE nos três meses anteriores e que desenvolveu os sintomas enquanto viajava pelo sul da França em 7 de julho.

Dada a breve estadia do indivíduo na França e a ausência de casos autóctones desse vírus ali neste ano, este organismo com sede em Estocolmo considera que é "muito provável" que o contágio tenha ocorrido em Gandia.

O homem, que recebeu alta após permanecer cinco dias internado em um hospital de Girona (Catalunha, nordeste da Espanha), entrou em contato com as autoridades locais ao voltar a Gandia porque tinha dores nas articulações e foram as análises de sangue posteriores que confirmaram o contágio do vírus.

"O relatório de um caso autóctone de chicungunha na Espanha não é inesperado", afirmou em comunicado o ECDC, que ressaltou que o agente transmissor, o Aedes Albopictus, esteve presente na Comunidade Valenciana desde 2013.

Vários casos importados de chicungunha tinham sido detectados anteriormente em Gandía, onde o clima é "propício" para a transmissão do vírus, acrescentou o centro europeu.

O sistema de vigilância do chicungunha foi reforçado na Espanha em 2014 após a explosão de um surto no Caribe, e até 26 de julho tinham sido detectados 89 casos importados, 13 deles na Comunidade Valenciana.

As autoridades da área de saúde espanholas estão realizando pesquisas epidemiológicas e entomológicas, além de estabelecer medidas de controle do agente transmissor, segundo o ECDC.

Este organismo ressaltou que a Europa é vulnerável à transmissão autóctone do vírus em áreas onde os mosquitos transmissores da doença estão estabelecidos e onde o clima é propício para sua propagação.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaDoençasEspanhaEuropaPiigsSaúde

Mais de Mundo

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Mais na Exame