Mundo

Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

O governo decretou "luto oficial e as bandeiras a meio-mastro" por um período de 40 dias, com trabalhos suspensos nos setores público e privado nos três primeiros dias", acrescentou a agência

Khalifa bin Zayed Al Nahayan em foto de maio de 2013 (AFP/AFP)

Khalifa bin Zayed Al Nahayan em foto de maio de 2013 (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 13 de maio de 2022 às 11h23.

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan, faleceu nesta sexta-feira, 13, aos 73 anos, após vários anos com problemas de saúde, anunciou a agência oficial de notícias do país.

"O ministério de Assuntos Presidenciais apresenta suas condolências ao povo dos Emirados Árabes Unidos e das nações árabes muçulmanas pela morte do chefe de Estado, que faleceu na sexta-feira 13 de maio", afirma um comunicado divulgado pela agência estatal WAM.

O governo decretou "luto oficial e as bandeiras a meio-mastro" por um período de 40 dias, com trabalhos suspensos nos setores público e privado nos três primeiros dias", acrescentou a agência.

O chefe de Estado raramente aparecia em público desde que sofreu um derrame cerebral em janeiro de 2014. O xeque Khalifa bin Zayed Al Nahayan sucedeu em novembro de 2004 seu pai, xeque Zayed bin Sultan Al Nahayan, presidente e pai fundador dos Emirados Árabes Unidos, rico Estado do Golfo que reúne sete emirados, incluindo Dubai e a capital Abu Dhabi.

Desde o derrame cerebral de 2014, seu meio-irmão Mohamed Bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, conhecido como "MBZ", administra as questões do país e é considerado o governante de fato da monarquia petroleira com influência crescente.

LEIA TAMBÉM: 

Reino Unido aplica sanções contra suposta namorada de Putin

Em conversa com Scholz, Putin acusa Ucrânia de bloquear negociações de paz

Acompanhe tudo sobre:Emirados ÁrabesMortes

Mais de Mundo

Sérvia se oferece como sede neutra e independente para uma reunião entre Trump e Putin

Os planos de Elon Musk para cortar custos do governo nos EUA

Ex-conselheiro de Trump diz que Musk é 'mau' e 'racista'

Aproveitadores de tragédia: Polícia de Los Angeles prende 29 pessoas fantasiadas de bombeiro