Mundo

Presidente da França faz visita histórica a Cuba

Cuba está normalizando os laços com a União Europeia e com os Estados Unidos, mas também passa por um processo de "atualização" de sua combalida economia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2015 às 08h47.

Havana - O presidente francês François Hollande desembarcou no domingo à noite em Cuba para uma visita histórica, a primeira de um chefe de Estado ocidental desde o anúncio do degelo entre a ilha e os Estados Unidos em dezembro do ano passado.

"Venho a Cuba com muita emoção porque é a primeira vez que um presidente da República Francesa vem a Cuba", disse Hollande em Havana.

O objetivo da visita é "que a França seja a primeira, em nome da Europa e entre os países ocidentais, a dizer aos cubanos que estamos a seu lado caso decidam superar as etapas necessárias para a abertura", afirmou Hollande à imprensa antes de viajar para Havana.

Cuba está normalizando os laços com a União Europeia e com os Estados Unidos, mas também passa por um processo de "atualização" de sua combalida economia, herdada do período soviético.

O presidente francês tem uma reunião prevista para esta segunda-feira com o colega cubano, Raúl Castro, que sucedeu o irmão Fidel no poder em 2006. O Palácio do Eliseu também anunciou a "disponibilidade" de Hollande para um possível encontro com o líder da revolução de Cuba, o que até o momento não foi confirmado.

Hollande, primeiro presidente francês a visitar a ilha, se antecipou aos demais chefes de Estado ocidentais com a viagem oficial de um dia.

Antes de desembarcar em Havana, ele afirmou a "viagem é de algum modo histórica", apesar dos encontros anteriores de Raúl e Fidel Castro com presidentes franceses.

"Eu mesmo encontrei com Raúl Castro na África do Sul no funeral de Mandela, em dezembro de 2013", recordou Hollande.

A escala em Cuba é parte de uma viagem de cinco dias pelo Caribe.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame