Mundo

Presidente da Colômbia segue na frente em disputa eleitoral

Segundo pesquisa, Juan Manuel Santos seria reeleito no segundo turno com grande vantagem sobre rival

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, com a taça da Copa do Mundo durante ma cerimônia no palácio presidencial em Bogotá, no final de janeiro deste ano (John Vizcaino/Reuters)

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, com a taça da Copa do Mundo durante ma cerimônia no palácio presidencial em Bogotá, no final de janeiro deste ano (John Vizcaino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 16h40.

Priorizar nos meus resultados Google

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, seria reeleito no segundo turno das eleições deste ano, de acordo com uma pesquisa do Gallup, com grande vantagem sobre o principal rival.

Santos superaria o candidato de direita Oscar Ivan Zuluaga no primeiro turno, no dia 25 de maio, com 34,7 por cento dos votos contra 10,8 por cento, segundo a pesquisa. O resultado levaria a um segundo turno três semanas depois.

A pesquisa, publicada em jornais locais nesta quarta-feira, mostrou uma queda no apoio a Santos do primeiro turno. O presidente em dezembro tinha 36 por cento dos votos.

A segunda maior fatia do eleitorado continua sendo a que diz que não escolheria nenhum dos candidatos, 28,1 por cento. A expectativa é que a quantidade de votos de protesto caia bastante até as eleições.

Num segundo turno, Santos, de centro-direita, teria 47,1 por cento dos votos contra 22,8 por cento de Zuluaga.

O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaColômbiaAmérica LatinaEleições

Mais de Mundo

Trump declara apoio à reeleição de Netanyahu antes de eleições em Israel

Papa Leão XIV reaparece após cirurgia de câncer e diz que retomará atividades gradualmente

O que está acontecendo na França? Protestos terminam em saques e 1.800 prisões

Disputa por poder na Casa Branca se intensifica diante de possível derrota de Trump nas 'midterms'