Presidente da China diz querer trabalhar com Trump para “administrarem diferenças”
Ji Jinping falou sobre manter a relação com os EUA no mandato do próximo presidente durante encontro com Joe Biden na APEC
Agência de Notícias
Publicado em 17 de novembro de 2024 às 14h24.
Última atualização em 17 de novembro de 2024 às 14h33.
O presidente da China, Xi Jinping, expressou neste sábado, 16,a disposição de “trabalhar com o novo governo” dos Estados Unidos, que terá como presidente Donald Trump, para “manterem a comunicação, ampliarem a cooperação e administrarem as diferenças”.
A declaração de Xi foi feita no início de uma reunião bilateral entre ele e o atual presidente dos EUA, Joe Biden, no encerramento da reunião de líderes daCooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em Lima, no Peru.
Xi disse que deseja “trabalhar por uma transição estável das relações entre a China e os EUA para o benefício dos dois povos”.
“O objetivo da China é que a relação estável, saudável e sustentável entre a China e os EUA permaneça inalterada”, acrescentou.
Na última quinta-feira, o presidente chinês telefonou para Trump para parabenizá-lo por sua vitória e pedir que a relação entre as duas potências seja “estável, saudável e sustentável”.