Mundo

Premiê de Israel destaca necessidade de manter a paz com o Egito

O primeiro-ministro disse aos membros de seu Gabinete que, no atual momento, é preciso mostrar "responsabilidade, parcimônia e máxima consideração

Benajmin Netanyahu: esforços se concentram em manter a estabilidade na região (Getty Images)

Benajmin Netanyahu: esforços se concentram em manter a estabilidade na região (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2011 às 11h21.

Jerusalém - Após cinco dias mantendo silêncio sobre os acontecimentos políticos no Egito, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu país precisa garantir a paz com Cairo de qualquer forma.

"Nossos esforços se concentram em manter a estabilidade em nossa região", disse o chefe do Executivo a seus ministros nesta manhã, na reunião semanal do Gabinete israelense em Jerusalém, informou o serviço de notícias israelense "Ynetnews".

A paz entre Israel e Egito "continuou durante mais de três décadas e é nosso objetivo garantir que essas relações continuem, haja o que houver no Egito", acrescentou Netanyahu, em referência à eventual queda do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

O primeiro-ministro disse aos membros de seu Gabinete que, no atual momento, é preciso mostrar "responsabilidade, parcimônia e máxima consideração".

O Egito é peça fundamental no processo de paz entre israelenses e palestinos, pois tem posição moderada no quadro político do Oriente Médio e faz fronteira com Israel e com a Faixa de Gaza. Além disso, o Egito fornece recursos energéticos ao Estado judaico.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoIsraelOriente MédioPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua