Benajmin Netanyahu: esforços se concentram em manter a estabilidade na região (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 30 de janeiro de 2011 às 11h21.
Jerusalém - Após cinco dias mantendo silêncio sobre os acontecimentos políticos no Egito, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu país precisa garantir a paz com Cairo de qualquer forma.
"Nossos esforços se concentram em manter a estabilidade em nossa região", disse o chefe do Executivo a seus ministros nesta manhã, na reunião semanal do Gabinete israelense em Jerusalém, informou o serviço de notícias israelense "Ynetnews".
A paz entre Israel e Egito "continuou durante mais de três décadas e é nosso objetivo garantir que essas relações continuem, haja o que houver no Egito", acrescentou Netanyahu, em referência à eventual queda do presidente egípcio, Hosni Mubarak.
O primeiro-ministro disse aos membros de seu Gabinete que, no atual momento, é preciso mostrar "responsabilidade, parcimônia e máxima consideração".
O Egito é peça fundamental no processo de paz entre israelenses e palestinos, pois tem posição moderada no quadro político do Oriente Médio e faz fronteira com Israel e com a Faixa de Gaza. Além disso, o Egito fornece recursos energéticos ao Estado judaico.