Portugal institui direito à licença por doença 'autodeclarada'; entenda como funciona
Os portugueses vão poder obter uma licença de trabalho de até três dias simplesmente após "autodeclarar" uma doença pela internet ou por telefone - uma medida que visa a aliviar a carga no sistema público de saúde
Agência de notícias
Publicado em 1 de maio de 2023 às 10h59.
Última atualização em 1 de maio de 2023 às 10h59.
Os portugueses vão poder obter, a partir desta segunda-feira, 1, uma licença de trabalho de até três dias simplesmente após "autodeclarar" uma doença pela internet ou por telefone - uma medida que visa a aliviar a carga no sistema público de saúde, informou o governo.
Esta medida não representará custos para o Estado ou para as empresas, pois a duração desta licença corresponde ao período durante o qual o trabalhador não é remunerado pela Previdência Social enquanto estiver afastado, explicou, em nota, o Ministério da Saúde.
- Petrobras e Correios vão firmar acordo com TST para desjudicialização de processos
- Meta, dona do Facebook, anuncia terceira onda de demissões para maio
- China libera importação de estoques de carne bovina do Brasil antes de mal da vaca louca
- Apenas uma a cada nove pessoas fuma nos EUA, indica estudo
- Brasil gerou 195,17 mil empregos com carteira assinada em março
- Comissão Europeia propõe reforma de normas fiscais para reduzir déficit e dívida
Esta disposição faz parte de um conjunto de medidas aprovadas pelo Parlamento, em fevereiro, para "um trabalho digno", que inclui a ampliação das situações para autorizar o trabalho remoto ou o aumento das indenizações por demissão.
Licença
Para conseguir uma licença de curta duração por doença, que será limitada a duas por ano, os trabalhadores vão poder enviar ao empregador uma justificativa feita a partir de uma declaração juramentada na página do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Um dos objetivos desta medida é aliviar a carga dos médicos de família nos centros públicos de saúde, os únicos autorizados a emitir uma licença médica no país.
Leia também:
Situação de brasileiros em Portugal entra na agenda de novos acordos entre os dois países
Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos; saiba o que foi acordado