Mundo

Política comercial e militar alemã é ruim para os EUA, diz Trump

Os comentários vieram depois que Merkel assegurou que "os tempos em que se podia confiar em outros ficaram para trás", em referência aos EUA e Reino Unido

Merkel e Trump: "temos um déficit comercial ENORME com a Alemanha e, além disso, eles gastam MUITO MENOS do que deveriam", (Jonathan Ernst/Reuters)

Merkel e Trump: "temos um déficit comercial ENORME com a Alemanha e, além disso, eles gastam MUITO MENOS do que deveriam", (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 30 de maio de 2017 às 11h37.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta terça-feira que a política comercial e militar da Alemanha é "muito ruim" para seu país e advertiu que "isto vai mudar".

"Temos um déficit comercial ENORME com a Alemanha e, além disso, eles gastam MUITO MENOS do que deveriam na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e com despesas militares. Isto é muito ruim para os EUA. Isto vai mudar", escreveu Trump no Twitter.

Os comentários de Trump vieram à tona depois que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, assegurou em um ato político no domingo que "os tempos em que se podia confiar em outros ficaram para trás", em referência aos EUA e ao Reino Unido.

Merkel explicou que essa era a sua conclusão após as cúpulas do G7 e da Otan, nas quais Trump participou e em que ficaram patentes as diferenças entre as políticas do novo governo americano e seus aliados europeus e ocidentais.

"Nós, os europeus, temos que ter o nosso destino em nossas mãos", disse a chanceler, apenas dois dias depois que Trump qualificou de "maus, muito maus" os alemães em um encontro com a cúpula da União Europeia, ainda que - segundo um dos seus assessores - esse qualificativo estava voltado exclusivamente para o comércio.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô