Mundo

Policiais mortos; Proteção anti-Rússia…

Policiais mortos Cinco policiais foram mortos durante um protesto em Dallas, no Texas, na noite de quinta-feira 7. Outros policiais e civis ficaram feridos. Um suspeito, Micah Johnson, foi morto logo após o atentado. Ele tinha 25 anos de idade, já havia servido no Exército dos Estados Unidos e não era vinculado a nenhum grupo, […]

DALLAS: policiais respondem a tiros em evento; cinco policiais morreram / Smiley N. Pool/The Dallas Morning News/via Reuters

DALLAS: policiais respondem a tiros em evento; cinco policiais morreram / Smiley N. Pool/The Dallas Morning News/via Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2016 às 18h59.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h55.

Policiais mortos

Cinco policiais foram mortos durante um protesto em Dallas, no Texas, na noite de quinta-feira 7. Outros policiais e civis ficaram feridos. Um suspeito, Micah Johnson, foi morto logo após o atentado. Ele tinha 25 anos de idade, já havia servido no Exército dos Estados Unidos e não era vinculado a nenhum grupo, segundo informou a imprensa local. Antes de morrer, Johnson teria dito que queria “matar pessoas brancas, especialmente policiais”. Além dele, três suspeitos foram presos. O protesto em Dallas — mesma cidade que presenciou o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963 — foi organizado pelo movimento Black Lives Matter e tinha por objetivo lembrar a morte de dois homens negros pela polícia nos estados de Louisiana e Minnesota nesta semana.

Repercussão

Diante da tragédia, os presidenciáveis Hillary Clinton e Donald Trump cancelaram seus compromissos de campanha marcados para esta sexta-feira e lamentaram o ocorrido. Em viagem a Varsóvia para a reunião da Otan, aliança militar dos países do Atlântico Norte, o presidente Barack Obama disse que o episódio foi um ato “calculado e cruel”.

Proteção anti-Rússia 

Reunidos na capital polonesa, líderes dos 28 países-membros da Otan concordaram em deslocar de 3.000 a 4.000 soldados para auxiliar na proteção da Polônia e dos Países Bálticos aos avanços russos na região. Em discurso nesta sexta-feira, o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, afirmou que “um ataque em qualquer aliado será considerado um ataque a toda a aliança”. Apesar de alguns líderes terem ensaiado um discurso de diálogo com a Rússia, as sanções contra o país não serão retiradas até que se chegue a um cessar-fogo na Ucrânia. Um porta-voz do governo russo classificou como absurda a decisão da Otan de discutir possíveis ameaças vindas do país.

Terceira via nos EUA

Uma nova pesquisa da Reuters/Ipsos, divulgada nesta sexta-feira, mostra que cresceu o desejo dos eleitores americanos por uma via alternativa aos candidatos dos partidos Republicano e Democrata. Dos mais de 2.000 entrevistados, 21% afirmaram que não desejam votar em Donald Trump nem em Hillary Clinton nestas eleições, o que abre espaço para os candidatos da chamada “terceira via” — Gary Johnson, do Partido Libertário, e Jill Stein, do Partido Verde. Numa corrida presidencial entre os quatro presidenciáveis, Clinton teria 45% dos votos; Trump, 34%; Johnson, 5%; e Stein, 4%.

Tufão causa estragos em Taiwan

Um supertufão batizado de Nepartak deixou mais de 15.000 pessoas desabrigadas ao atingir o sul e o centro de Taiwan nesta sexta-feira. O fornecimento de energia foi interrompido em milhares de residências e mais de 600 voos domésticos e internacionais foram cancelados. Há relatos de dois mortos e algumas dezenas de feridos. À tarde, a tempestade enfraqueceu à medida que rumava para o sudeste da China.

Pokémon sobe ações da Nintendo

As ações da fabricante de jogos Nintendo saltaram 9% nesta sexta-feira após o sucesso do game Pokémon Go, lançado na quarta-feira 6 em alguns países. No novo jogo em realidade virtual, voltado para dispositivos móveis, os usuários caminham pela vizinhança de sua moradia para buscar e capturar pokémons com o celular. O sucesso foi tamanho que a polícia da Austrália emitiu recomendações oficiais para que jogadores não se aventurassem por lugares perigosos na procura de pokémons.

Uber obtém novo empréstimo

A empresa de transporte por aplicativo Uber conseguiu 1,5 bilhão de dólares numa nova rodada de empréstimos, segundo informou ao The Wall Street Journal uma pessoa próxima à empresa. Com o financiamento, a companhia chega a um total de 15 bilhões em capital, entre empréstimos e investimentos — o que possibilita que continue expandindo seus serviços ao redor do mundo sem a necessidade de abrir o capital na bolsa e sem diluir a atual base de acionistas. Há um mês, o Uber já havia recebido 3,5 bilhões em investimentos de um fundo soberano da Arábia Saudita.

Sem nascimentos na UE

A União Europeia registrou pela primeira vez um número maior de mortes do que de nascimentos em 2015. Um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, mostra que houve 5,1 milhões de nascimentos no ano passado, ante 5,2 milhões de óbitos. O crescimento da população só não foi negativo devido à entrada de 1,9 milhão de migrantes — num ano marcado pela maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a União Europeia abriga uma população de pouco mais de 510 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional