Mundo

Polícia alemã detém homem que preparava atentado

Suspeito havia visitado em várias ocasiões os arredores de uma pista de patins perto de uma praça em Karlsruhe

Polícia alemã: detenção aconteceu no dia seguinte da comemoração do atentado extremista de dezembro de 2016 contra um mercado natalino em Berlim (Sean Gallup/Getty Images/Getty Images)

Polícia alemã: detenção aconteceu no dia seguinte da comemoração do atentado extremista de dezembro de 2016 contra um mercado natalino em Berlim (Sean Gallup/Getty Images/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 19h15.

Priorizar nos meus resultados Google

Um alemão de 29 anos, suspeito de querer cometer um atentado com um carro em nome do grupo Estado Islâmico (EI), foi detido nesta quarta-feira (20) pelas forças especiais da polícia desse país.

"O acusado, Dasbar W., é suspeito de ter apoiado o EI em várias ocasiões e de ter sido um de seus membros" e "de ter preparado uma ação violenta" com um carro que ia utilizar para atropelar a multidão, explicou em um comunicado a procuradoria antiterrorista alemã.

O suspeito havia visitado em várias ocasiões os arredores de uma pista de patins perto de uma praça em Karlsruhe, supostamente para preparar o ataque.

Dasbar W. tentou, a partir de setembro, ser contratado por uma companhia de entregas a domicílio, sem sucesso.

Segundo a procuradoria, entre abril e julho de 2015 difundiu vídeos de propaganda do EI em várias plataformas on-line.

Em junho, Dasbar W. deixou a Alemanha rumo ao Iraque, onde permaneceu até março de 2016.

A partir de junho fez uma segunda viagem, durante a qual teria jurado lealdade ao EI. No Iraque fez um curso de manejo de armas e de espionagem do EI, antes de voltar em julho deste ano ao seu país.

A detenção aconteceu no dia seguinte da comemoração do atentado extremista de dezembro de 2016 contra um mercado natalino em Berlim, no qual morreram 12 pessoas e centenas foram feridas depois que um tunisiano, Anis Amri, usou um caminhão para atropelar uma multidão.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasAlemanhaEstado Islâmico

Mais de Mundo

Vencedora do Nobel da Paz chama de 'inaceitáveis' sanções dos EUA sobre Tribunal Penal Internacional

Terremoto no Panamá deixa 27 feridos, 300 evacuados e danos em escolas e hospitais

Turquia proíbe redes sociais para menores de 15 anos a partir de novembro

Índia prende líder das “baratas” em meio a protestos contra revisão eleitoral