Mundo

PMDB quer participar de reformulações no governo

Até então, cabia ao ex-ministro Antonio Palocci a tarefa de coordenar as relações entre o governo e sua base no Congresso

Senador Romero Jucá: encontro serviu para “analisar o atual quadro político” (José Cruz/Agência Brasil)

Senador Romero Jucá: encontro serviu para “analisar o atual quadro político” (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 14h33.

Brasília - Na qualidade de maior partido na coligação de apoio ao governo, o PMDB levará à presidente Dilma Rousseff o desejo de participar de reformulações políticas que ocorram do Executivo, a partir do pedido de demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Essa foi uma das discussões da bancada, ontem (7), no Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente, Michel Temer. As informações são do líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), e do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Até então, cabia a Palocci a tarefa de coordenar as relações entre o governo e sua base no Congresso, apesar de institucionalmente a tarefa ser do ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio (PT-RJ). Segundo Renan Calheiros, foi definido que o PMDB não vai reivindicar à presidente a indicação de um nome para uma possível troca de comando na Secretaria de Relações Institucionais.

Já o líder Romero Jucá, diz que caberá à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR) tratar exclusivamente das questões administrativas de governo. Segundo ele, o encontro dos peemedebistas serviu para “analisar o atual quadro político”, a partir do pedido de demissão de Palocci.

Jucá ressaltou, porém, a necessidade de mais autonomia a Luiz Sério. “ [É preciso] ser delegado a ele poder de definição. O problema é de geografia política”, disse o líder, uma vez que coube a Palocci, até agora, estabelecer as diretrizes de negociações com sua base no Congresso.

Acompanhe tudo sobre:Antonio PalocciCongressoGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroMinistério da Casa CivilPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua