Mundo

Parlamento britânico pode cogitar novo referendo do Brexit, diz ministro

Entretanto, o ministro das Finanças do Reino Unido afirmou que o governo continua não apoiando um novo referendo do Brexit

Brexit: o ministro britânico afirmou que haveria pouco tempo para organizar um novo refendo até a data limite do Brexit (Robin Pope/Getty Images)

Brexit: o ministro britânico afirmou que haveria pouco tempo para organizar um novo refendo até a data limite do Brexit (Robin Pope/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 12 de abril de 2019 às 12h38.

Washington — O ministro das Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, disse nesta sexta-feira que é muito provável que a ideia de um segundo referendo sobre a separação britânica da União Europeia volte a ser apresentada ao Parlamento em algum momento, mas que o governo continua se opondo a qualquer novo plebiscito.

Hammond disse que haveria pouco tempo para realizar um novo referendo antes de 31 de outubro, data para a saída do país do bloco.

"É uma proposta que pode e, ao que tudo indica, muito provavelmente será apresentada ao Parlamento em algum momento", disse Hammond a repórteres em Washington, onde participa de reuniões no Fundo Monetário Internacional (FMI).

A ideia de um novo referendo foi uma das várias alternativas ao acordo da primeira-ministra britânica, Theresa May, submetidas aos parlamentares no último mês e que não conseguiram obter maioria no Parlamento.

Hammond disse que o governo May mantém sua oposição a uma nova consulta popular.

"A posição do governo não mudou. O governo se opõe a um referendo confirmatório, e portanto não o apoiaria".

Mas muitos parlamentares do opositor Partido Trabalhista estão pressionando seu líder, Jeremy Corbyn, a incluir um novo referendo em suas exigências nas conversas com o governo para como romper o impasse do Brexit no Parlamento.

Hammond disse acreditar que o governo e os trabalhistas chegarão a um acordo nos próximos dois meses.

Ele disse que provavelmente levaria seis meses para organizar qualquer novo referendo, o que significa que haveria pouco tempo antes da nova data de saída de 31 de outubro acordada por líderes da UE nesta semana.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil