Mundo

Paris alerta Indonésia contra possível execução de francês

Francês forma parte de um grupo de 11 condenados à morte por tráfico de drogas de origem estrangeira

Serge Atlaoui em 11 de março de 2015 em Tangerang: francês forma parte de um grupo de 11 condenados à morte por tráfico de drogas de origem estrangeira (Romeo Gacad/AFP)

Serge Atlaoui em 11 de março de 2015 em Tangerang: francês forma parte de um grupo de 11 condenados à morte por tráfico de drogas de origem estrangeira (Romeo Gacad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2015 às 09h04.

Jacarta - O embaixador da França em Jacarta advertiu nesta sexta-feira a Indonésia que a possível execução de um francês condenado à morte por tráfico de drogas terá consequências sobre as relações bilaterais.

O francês forma parte de um grupo de 11 condenados à morte por tráfico de drogas de origem estrangeira, entre os quais também figuram cidadãos de Brasil, Filipinas, Nigéria e Gana.

O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, que, segundo sua família, sofre de transtornos mentais, apresentou há algumas semanas um pedido de indulto ao presidente indonésio, que foi negado.

"Em caso de execução, isso terá consequências sobre nossa relação bilateral", declarou a embaixadora francesa, Corinne Breuzé, em uma coletiva de imprensa, lembrando que a França, que aboliu a pena de morte em 1981, se opõe à pena capital "em qualquer lugar e em qualquer circunstância".

Serge Atlaoui, de 51 anos, foi detido em 2005 em um laboratório clandestino de produção de ecstasy nos arredores de Jacarta, e condenado à morte em 2007 por tráfico de drogas. Este homem sempre clamou sua inocência, afirmando que apenas havia instalado máquinas no que acreditava ser uma fábrica de plástico.

O francês apresentou um último recurso ante o Tribunal Supremo, cuja decisão é iminente. Caso seja rejeitado, sua execução pode ocorrer em breve.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEuropaFrançaIndonésiaTráfico de drogasPena de morte

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã se houver bloqueio do Estreito de Ormuz: 'será atingido 20 vezes mais forte'

10º dia da guerra no Irã: Trump diz que conflito pode acabar em breve, 'mas não nesta semana'

Milei diz que guerra no Irã deve 'melhorar' a economia da Argentina

Lula deseja reforçar segurança do Brasil diante de ameaças externas: 'qualquer dia alguém invade'