Mundo

Papa pede à FAO "intervenções planejadas" para erradicar fome no mundo

O pedido acontece por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira, 14, em Roma, onde fica a sede da FAO

Mais 13 milhões de pessoas foram afetadas pela fome na América Latina e Caribe (AFP/AFP)

Mais 13 milhões de pessoas foram afetadas pela fome na América Latina e Caribe (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 14 de outubro de 2022 às 16h32.

Última atualização em 14 de outubro de 2022 às 16h45.

O papa Francisco pediu à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) "intervenções planejadas" para erradicar a fome no mundo, que registra dados recordes na África, na Ásia e na América Latina — segundo dados oficiais.

O pedido acontece por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira, 14, em Roma, onde fica a sede da FAO. Sob o lema "não deixar ninguém para trás", o pontífice aderiu à campanha mundial para que sejam tomadas medidas globais.

“É necessário ressaltar a necessidade de que as intervenções sejam planejadas e programadas para que contribuam para erradicar totalmente a fome e a desnutrição, e não sejam simplesmente a resposta a deficiências circunstanciais, ou a apelos lançados por emergências”, escreveu o pontífice em um comunicado enviado ao diretor-geral da FAO, o chinês Qu Dongyu.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

A escalada dos preços de alimentos, energia e fertilizantes, juntamente com fatores tradicionais, como a crise climática e os conflitos prolongados, além das consequências da pandemia de covid-19, agravaram a situação alimentar em vários países.

"Além das 970 mil pessoas em risco de fome no Afeganistão, Etiópia, Somália, Sudão do Sul e Iêmen, o número de pessoas já na linha da fome em todo mundo está aumentando. Eram 828 milhões em 2021, de acordo com o último relatório da FAO", salientou a entidade internacional em um comunicado.

Segundo esse relatório, do total de pessoas ameaçadas pela fome em 2021, 7,4% vivem na América Latina e no Caribe, onde, em apenas dois anos, mais 13 milhões de pessoas foram afetadas pela fome.

"O eixo de qualquer estratégia são as pessoas, com histórias e rostos específicos, que vivem em um determinado lugar. Não são números, dados, ou estatísticas intermináveis", lembrou o pontífice argentino, exortando à solidariedade e buscando o bem comum como medida crucial para mobilizar o mundo.

LEIA TAMBÉM:

Em meio a rumores sobre aposentadoria, papa Francisco visita túmulo do 1º pontífice que renunciou

Armar a Ucrânia é "moralmente aceitável" dependendo das condições, diz papa

Acompanhe tudo sobre:FomeONUPapa Francisco

Mais de Mundo

Motorista do Tesla que explodiu em frente ao Trump Hotel se matou antes do incidente

Bombardeios israelenses matam 75 pessoas em Gaza, incluindo em zona humanitária segura

Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão são examinadas em Brasília

Venezuela oferece recompensa de R$ 620 mil por ajuda na captura do opositor González Urrutia