Mundo

Papa diz que refugiados que vivem no Iraque são como Jesus

Francisco justificou a comparação dizendo que "ele (Jesus) também foi expulso e teve que fugir ao Egito para salvar-se"


	Papa Francisco: "vocês, hoje, são como ele (Jesus) e eu lhes abençoo", disse aos refugiados
 (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco: "vocês, hoje, são como ele (Jesus) e eu lhes abençoo", disse aos refugiados (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2014 às 17h32.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco desejou Feliz Natal nesta quarta-feira ao grupo de cristãos refugiados em uma igreja de Erbil, após fugir do avanço jihadista no Iraque, e lhes disse que são "como Jesus", pois "ele também foi expulso e teve que fugir ao Egito para salvar-se".

Em uma ligação telefônica à igreja do bairro de Ankawa, na capital do Curdistão iraquiano, retransmitida ao vivo pela emissora de televisão italiana "TV2000", o pontífice repassou sua "proximidade" e "ternura" aos deslocados pelo conflito.

"Vocês são como Jesus na noite de seu nascimento: para ele não havia um lugar, foi expulso e teve que fugir ao Egito para salvar-se. Vocês, hoje, são como ele e eu lhes abençoo", disse o bispo de Roma.

"Estou perto de vocês com o coração e peço a Jesus que lhes acaricie com sua ternura e à Virgem Maria que lhes dê seu amor", acrescentou.

Em sua ligação, o pontífice transmitiu sua mensagem ao pároco Behanam Benoka, que trabalha com os deslocados no Iraque após o avanço dos jihadistas do Estado Islâmico.

O papa Francisco condenou em reiteradas ocasiões a situação na qual vivem os refugiados sírios, palestinos e iraquianos.

Em sua viagem este ano à Terra Santa, Francisco renovou o compromisso de ajuda da Igreja Católica com estas pessoas e fez, ao mesmo tempo, um pedido à comunidade internacional para que contribua para superar os conflitos armados no Oriente Médio. 

Acompanhe tudo sobre:NatalPapa FranciscoPapasRefugiados

Mais de Mundo

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais na Exame