Papa deve fazer discursos em português no Brasil

Pontífice provavelmente também vai utilizar seu espanhol nativo para sentir-se mais confortável nas falas de improviso

Rio de Janeiro - O papa Francisco deve fazer os discursos em português durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) esta semana no Brasil, mas provavelmente também vai utilizar seu espanhol nativo para sentir-se mais confortável nas falas de improviso, disse o porta-voz da JMJ, Benjamim Paz, nesta segunda-feira.

"Creio que os discursos lidos serão em português, mas na hora do improviso, e o santo padre surpreende sempre, acho que vai falar em espanhol, porque é seu idioma e se sente mais à vontade", afirmou Paz a jornalistas.

Além de ser habitual em visitas de pontífices, o uso do idioma local é uma opção de Francisco, que é argentino, para "ser cada vez mais próximo do povo", de acordo com o padre Márcio Queiroz, diretor do Departamento de Comunicação da JMJ.

O padre, que é pároco da comunidade de Varginha, favela da zona norte do Rio que receberá a visita do papa durante a JMJ, confirmou que Francisco chegará à localidade de papamóvel sem blindagem.

A comunidade fica perto de um local onde há bem pouco tempo funcionava uma das principais zonas de venda e consumo de crack na cidade, e que frequentemente é alvo de operações policiais e confrontos com traficantes.

Apesar disso, o padre garantiu que não há preocupação com a segurança do papa. "Ele deve percorrer um trajeto de 800 metros, mas não há nenhuma apreensão da nossa parte. O papa está seguro", disse.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.