Mundo

Papa cancela viagem a Dubai para participar da COP28, informa Vaticano

De acordo com comunicado, pontífice está gripado e com inflamação pulmonar

Papa Francisco: Pontífice é o chefe da Igreja Católica Romana ( Agence France-Presse/AFP)

Papa Francisco: Pontífice é o chefe da Igreja Católica Romana ( Agence France-Presse/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de novembro de 2023 às 16h16.

O papa Francisco cancelou sua viagem planejada para a reunião climática COP28 em Dubai, devido a uma gripe e inflamação pulmonar, disse o Vaticano nesta terça-feira, 28. Estava programada uma visita de três dias ao país dos Emirados Árabes a partir desta sexta-feira.

Em comunicado, o Vaticano confirma que a razão do cancelamento são os problemas de saúde que o papa vem enfrentando nos últimos meses.

— Hoje não posso olhar pela janela, porque tenho este problema de inflamação pulmonar. A ler a reflexão estará Monsenhor Paolo Braida que a conhece bem, porque é ele quem a faz e sempre faz tão bem. Obrigada pela sua presença — , disse Francisco, em uma transmissão ao vivo.

O Papa está recebendo antibióticos por via intravenosa para tratar a inflamação pulmonar e vai limitar as suas atividades nos próximos dias para se recuperar, apesar de estar "bem", segundo o Vaticano.

Segundo o porta-voz Matteo Bruni, exames realizados em um hospital de Roma no último sábado excluiu a possibilidade de pneumonia, mas detectou uma inflamação nos pulmões que causa dificuldades respiratórias.

"O estado do Papa é bom e estável, não tem febre e a sua condição respiratória está melhorando. Para facilitar a recuperação do Papa, alguns compromissos importantes que estavam agendados para estes dias foram adiados para que ele possa dedicar o seu tempo e energia (à recuperação)", diz o texto.

Acompanhe tudo sobre:COP28Exame na COP28Papa Francisco

Mais de Mundo

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza