Palestinos confiam em apoio da maioria em Assembleia da ONU

''Será um marco na história do povo palestino e na história das Nações Unidas'', disse Mansour em entrevista coletiva na sede da entidade

Nações Unidas - O representante palestino frente às Nações Unidas, Riyad Mansour, disse nesta terça-feira que espera o apoio de uma grande maioria de países na votação de quinta-feira da Assembleia Geral sobre uma resolução para reconhecer a Palestina como estado observador.

''Será um marco na história do povo palestino e na história das Nações Unidas'', disse Mansour em entrevista coletiva na sede da entidade.

O representante palestino acredita que conquistará a maioria de votos entre os 183 Estados-membros da organização e assim terá respaldo à proposta de mudar de status a delegação palestina na ONU de ''entidade observadora'' a ''Estado observador não membro'', o que não requer a aceitação do Conselho de Segurança.

O texto já conta com 60 colaboradores, segundo o embaixador palestino, que revelou acreditar que serão ''muitos mais'' antes do começo da sessão na Assembleia Geral, onde a delegação palestina será liderada por seu presidente, Mahmoud Abbas.

''Os que estão interessados em salvar a solução de dois Estados deverão estar ao lado da história, ao lado da humanidade, e votar a favor de nossa resolução'', disse Mansour, que agradeceu o apoio que classificou de ''valente'' anunciado nesta terça pela França.

Por outro lado, ele rejeitou o que chamou de ameaças por parte dos Estados Unidos e destacou que o caminho procurado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) na ONU é ''legal e honorável''.

Mansour disse também que confia que a resolução votada será respeitada por todos e destacou que o objetivo da ANP é se sentar depois para negociar com Israel para um acordo que ponha fim à ocupação e permita o estabelecimento de um Estado palestino a partir das fronteiras de 1967. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.